Evento reuniu diferentes cursos para uma conversa interdisciplinar e integrada
Um diálogo transversal entre os cursos de Psicologia, Fisioterapia e Educação Física fizeram parte da primeira Semana de Saúde do campus Barra, da Universidade Veiga de Almeida, que aconteceu entre os dias 26 e 31 de agosto.
Para a diretora da unidade, Nara Iwata, o espaço acadêmico deve ser de trocas e participativo, já que o mercado de trabalho cobra isso dos futuros profissionais. Por isso a ideia de unir áreas de saberes distintas, entretanto próximas. A diretora ainda destaca a importância de os alunos entenderem nesse evento como fazer parcerias comerciais com pessoas de outras áreas. “Isso já é networking”, enfatiza Nara.
Ao longo da semana foi possível participar de diferentes discussões. Para Carol Faria, estudante de psicologia, a união dos cursos é uma grande oportunidade de evoluir academicamente. “Podemos conhecer diversos assuntos e debater as teorias que aprendemos na sala aula”, afirma a aluna do 2° período.
A coordenadora de Fisioterapia, Patrícia Xavier, chama a atenção para o fortalecimento da integração do corpo docente, através das pesquisas, e discente, adquirindo novos conhecimentos. “A semana visa o avanço e a proposição de novos trabalhos científicos e a divulgação de pesquisas já realizadas”, afirma.
Dentre os temas abordados nesta primeira edição estão: a neuropsicologia e o diagnóstico de TEA e TOURETTE; a qualidade de vida e exercícios respiratórios; e a importância do desenvolvimento cognitivo e motor da técnica esportiva. Uma segunda edição está sendo pensada para 2020 e pretende agregar também os conhecimentos dos cursos de Biomedicina e Nutrição.

Ana Carolina Fernandes – 4° Período | Jornalismo