Exposição abre evento de reinauguração da Biblioteca do MAR

“Mulambö – Tudo Nosso” traz uma leitura artística da periferia do Rio

A exposição “Mulambö – Tudo Nosso” foi inaugurada no último sábado, dia 24, como parte do evento de reabertura da biblioteca do Museu de Arte do Rio. O trabalho do artista João Gabriel Motta, conhecido como Mulambö apresenta a identidade periférica do Rio de Janeiro através de materiais que simbolizam essa existência, como papelão, prancha, bandeira, entre outros.

O artista foi criado entre Saquarema e São Gonçalo e apresenta um trabalho que tem como objetivo principal retratar a realidade das favelas da cidade. As experiências pessoais podem ser vistas em cada obra. “Esse trabalho fala muito da minha trajetória como ser humano, é pensar na casa da minha avó, pensar nos materiais que encontro onde moro”, afirma.

A mostra conta com uma frase escrita ao meio de do espaço: “Não tem museu no mundo como a casa da nossa avó”, que, para o artista reflete a intenção de encontrar seu lugar no mundo e resgatar sua ancestralidade, começando pela própria família.

Frase exibida no centro da exposição – Foto: Daniela Morgado

Confira aqui um trecho da entrevista com Mulambö:

.

A simplicidade da mostra e as mensagens que refletem o cotidiano aproximam o público. Para o advogado Washington Junior, o artista entrega a realidade de forma muito objetiva. “Ele mostra de maneira crua a violência naturalizada no Rio de Janeiro”. Já para a produtora cultural Ana Clara Ferreira, além do impacto de vivência periférica, a exposição possui caráter acolhedor. “Remeteu-me a memórias, à infância, faz parte da nossa construção, o nosso próprio museu”.

“Mulambö – Tudo Nosso” está na Biblioteca do Museu de Arte do Rio até o final de 2019.

Daniela Morgado – 2º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s