Ao completar 60 anos, NASA incentiva a exploração do espaço por jovens através de oficinas lúdicas
Um evento com foco na jornada do homem rumo à Marte. O NASA International Space Camp, inédito no Brasil, tem o intuito de atrair crianças e jovens para conhecer e entender o universo espacial, em conjunto com a equipe da agência norte-americana A exposição fica aberta ao público até o domingo, dia 25/08, no Via Parque Shopping.
Atração é o que não falta. No Mars Map Exploration – um grande mapa que reproduz o terreno marciano – é possível construir e lançar foguetes de papel, explorar o relevo do planeta e, com ajuda de um aplicativo para celular, interagir com rovers – veículos de exploração espacial – em realidade aumentada. “O primeiro ponto é você chamar a atenção, depois você incentiva e motiva”, relata José Carlos, gerente de projetos para América latina do International Space Academy.
.
As experiências vivenciadas trazem novos olhares sobre a ciência. Para a profissional de Relações Públicas, Denise Aragão, informação e conhecimento nunca é demais. “Quem sabe aqui, hoje, a gente não está fazendo nascer um novo astronauta?” afirma a visitante. Já a advogada Marta Cirne diz que ouvir sobre a temática de forma lúdica e com especialistas é uma experiência fundamental. “Ouvir sobre Marte é estar em um futuro presente”, diz.

A parceria Brasil e Estados Unidos vai render novidades. Segundo o educador espacial Jefferson Michaelis, a proposta é trazer novos projetos ao país. Dentre as ideias, há o interesse em inserir um programa piloto, o The Asteroide Mission, dentro do Space Camp. “Até provarem pra nós o contrário, você aprende fazendo”, relata.
Ao final das atividades, os participantes recebem um certificado internacional de participação expedido pela KSC Global Education, em colaboração com a Michaelis Foundation.
Luma Keily – 2º Período | Jornalismo