UVA Barra realiza ação social em parceria com Lions Clube

Evento trouxe serviços gratuitos de saúde e cidadania

Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Barra, em parceria com a Associação Internacional de Lions Clube realizou a II Feira de Saúde e Cidadania – Programa Lions Cidadão, no último sábado (15). Com o objetivo de atender moradores da região, o evento tinha como foco promover a Campanha de Prevenção do Ceratocone que apesar não causar cegueira pode levar a grande perda da visão.

Serviços gratuitos de saúde e orientações para questões jurídicas foram oferecidos aos visitantes. Nara Iwata, Diretora Acadêmica do campus Barra, destaca que todas as ações incluem atividades diferenciadas e que algumas estão ligadas a cursos que a UVA oferece, como a avaliação nutricional realizada pelos alunos de nutrição. “Esse tipo de serviço é um apoio que prestamos à comunidade e as portas da universidade estão sempre abertas para receber a todos. Nós queremos que o entorno venha para cá e conheçam o campus e tudo que temos a oferecer”, comenta.

Andrea Martelotta, Professora do curso de Direito da UVA Barra e o aluno de Prática Jurídica II prestaram orientações jurídicas – Foto: Graziela Andrade

Uma unidade móvel oftalmológica estava disponível para realizar exames de vista na população, além de explicar a importância de não coçar os olhos, a fim de evitar o desenvolvimento da Ceratocone. “A doença é pouco conhecida, por isso campanhas como essas são importantes”, ressalta o oftalmologista Giovanni Folombini.

Ao longo do dia, esclarecimentos sobre as arbovirozes (Zica, Dengue e Chikungunya) também foram passados. Para a manicure Josefa Maria Lopes o evento possibilitou um cuidado maior com a saúde. “Estou muito feliz em realizar exames importantes para minha saúde, como o de vista e o de mama”.

A manicure Josefa Maria aproveitou o evento para tomar a vacina da gripe – Foto: Graziela Andrade

Animado com a feira, o aluno de Design de Animação Gabriel Henrique participou de diversas atividades e já está na expectativa de uma próxima edição. “Hoje consegui tomar a vacina contra a gripe e ainda tirei minha carteira profissional de trabalho. Economizei tempo fazendo as duas coisas no mesmo lugar”.

Atender a sociedade é sempre uma prioridade para o Lions Clube, como comenta um dos membros da associação Pedro Aurélio que reforça a parceria com a Universidade Veiga de Almeida. “Em setembro faremos uma nova edição da feira aqui no campus Barra, mas desta vez, agregando a participação do Hemorio com uma campanha de doação de sangue”, conta. Confira o vídeo com mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Internacional de Lions Clube:

.

A segunda edição da feira realizou aproximadamente 350 atendimentos. Confira abaixo os serviços oferecidos:

– Vacinação da Gripe

– Vacinação da Febre Amarela

– Aferição da pressão arterial

– Orientações para cuidados com o “pé diabético”

– Corte de cabelo

– Emissão da carteira de trabalho – CTPS

– Exame Dermatológico – doenças de pele

– Exame preventivo para o câncer de mama

– Orientação Jurídica

– Massagem relaxante

– Prevenção contra arbovirozes (Zica, Dengue e Chikungunya)

– Projeto Supera – Ginástica para o cérebro

– Tenda de leitura infantil

– Avaliação Nutricional

– Teste de Glicemia

– Teste de Acuidade Visual

– Teste de Glaucoma

– Unidade Móvel para exame oftalmológico

– Bazar beneficente

Graziela Andrade – 6º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s