A arte de significar: Como aplicar uma ideia na prática

UVA Barra promove uma forma alternativa de aprendizado

Com o objetivo de destacar a importância do conceito para o desenvolvimento de um projeto, as professoras Kátia Souza e Daniela Spada apresentaram, na última terça-feira (21), a proposta de um workshop piquenique para alunos de design de interiores, do Campos Barra.

Propondo levar conhecimento por meio de um maior entrosamento entre os alunos e professores, as docentes utilizaram a teoria da aprendizagem significativa, do especialista em Psicologia Educacional, David Paul Ausubel (1918-2008). O pesquisador norte-americano afirmava que, quanto mais sabemos, mais aprendemos.

Assim “a aprendizagem significativa deixa uma marca que ninguém tira, quando o conteúdo que você está trabalhando passa a fazer parte da sua vida”, afirma Daniela Spada. A professora diz também que todos os autores que trabalham esse assunto, exprimem ser necessário para uma melhor aprendizagem por parte do aluno, “significar”.

Esta metodologia de dinamismo e a parte lúdica já são utilizadas no curso, mas a novidade do piquenique que foi a surpresa dos alunos. A estudante Larissa Barreto diz que dessa forma consegue encarar propostas com maior simplicidade, e a dificuldade é superada pela praticidade. “Eu estava com muitas dúvidas em relação a matéria em si, então foi esclarecedor”, declarou.

Joanna Pacheco, aluna de Design de interiores do 2º período durante a elaboração do seu conceito – Foto: Luma Keily

Os participantes analisaram a definição do termo “conceito” para entender os potenciais clientes e elaborar o projeto com características que dessem personalidade a ele. “Conceito é justamente você pegar todas essas referências que o cliente te dá e você destacar alguma coisa que ficou mais latente, o que você percebeu”, afirmou Kátia Souza.

Por meio de atividades como atribuir imagens e palavras para compreender os consumidores de seus produtos, os estudantes aprenderam que a universidade é um espaço para trocas e experimentações. “É o processo de ensino-aprendizagem junto, não dá para separar”, e “quando você aprende e ensina, nossa, todo mundo cresce”, destacou Spada

Luma Keily – 1º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s