Evento destaca a importância da ação de cada indivíduo em prol de um mundo pacífico
Os passos para a busca de um futuro melhor e tranquilo podem ser dados por todos – essa foi a questão abordada em uma das palestras ministradas na Plenária do 1º Fórum Mundial pela Paz, que ocorreu no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida, na última terça-feira (7), em parceria com a ONG Together For Peace.
Trabalhando o tema “Responsabilidade Social e Paz”, o debate contou com a presença da doutora em psicologia social e professora da UVA, Maria de Lourdes Costa Domingos, e do doutor em Ciências Políticas, José Luis Niemeyer. Os profissionais comentaram sobre o papel de cada indivíduo e dos grupos sociais na luta pela garantia da paz.

Refletindo sobre os conceitos de responsabilidade social enquanto uma obrigação, Maria de Lourdes falou sobre a importância dos atores sociais. “É uma questão que abrange cidadania e os princípios, ou seja, tem a ver com a construção da democracia”, explicou. “Quando a gente pensa na ideia de responsabilidade social, estamos falando da nossa conduta com relação aos outros”, concluiu a psicóloga.
Para Niemeyer, é fundamental destacar o poder da ação dos grupos – principalmente governamentais. “Se há alguma viabilidade em construir a paz, ela passa pela política. Ela (a política) é a ação humana que mais liberta – tanto o indivíduo quanto o coletivo”, comentou o doutor em ciências políticas.
A palestra finalizou com o público presente levando para casa duas indagações: “O que é paz para você? Como atingir essa paz sem prejudicar o outro?”. As reflexões colocaram em pauta a capacidade e a responsabilidade do ser humano de preocupar com o próximo, e como isso é parte da estrutura que leva a um futuro pacífico.
Julia Morais – 7º Período | Jornalismo