OAB VAI À ESCOLA discute Educação para Cidadania em seminário na UVA Campus Barra

Com a presença do Reitor, Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, da Pró-Reitora de Graduação da UVA, Caterine Fagundes e da Diretora do Campus, Nara Iwata, questões como o envolvimento da família no processo educacional, o Estatuto do Idoso e Cidadania foram discutidas com alunos e professores de Direito na noite de segunda-feira (29/04)

Uma roda de conversa. Dessa forma despretensiosa, a Professora do curso de Direito e representante da OAB Barra, Andrea Martelotta, reuniu parte dos integrantes da Comissão com professores da Universidade Veiga de Almeida, Campus Barra, dando início ao projeto OAB vai à Escola, cujo objetivo é levar noções de Direito e Cidadania para alunos de escolas públicas e privadas da Barra da Tijuca. O evento teve início com a posse dos novos membros da Comissão: Patrícia Andreia Soares Pacheco, Paulo Fernando Castro, Sandra Motta, Maria de Fátima Carrada e Antônio Carlindo Rocha. Logo em seguida, a Pró-reitora de Graduação da UVA, Profa. Caterine Fagundes falou sobre Educação para a Cidadania e enfatizou que a educação não está distante da participação do indivíduo na cidade e do reconhecimento dos seus Direitos e Deveres. “Educação para a cidadania é o indivíduo se apropriar da realidade para atuar nessa realidade”, disse durante a apresentação.

Professora do curso de Direito e representante da OAB Barra Andrea Martelotta – Foto: Beatrice Laeber

A proposta do evento foi marcar e comemorar o Dia da Educação, 28 de abril, e fazer uma reflexão sobre o papel da educação na construção da cidadania. Para o coordenador do curso de Direito, Soniárlei Leite, é muito importante essas ações conjuntas entre a universidade e a OAB. “Quando a OAB se aproxima da Universidade, especialmente por meio dessa nova Comissão, o aluno tem o conhecimento das práticas da Ordem e se beneficia com orientação para o mercado de trabalho”, disse. 

As palestras apresentaram temas variados como: a importância do conhecimento da Constituição Federal no processo de construção da cidadania; família e escola no processo de Educação de jovens e adolescentes na formação da cidadania; Educação para a terceira idade; a função e a importância da neurociência no processo de educação e aprendizagem. Os membros da Comissão falaram para um auditório lotado.

 A aluna de Direito, Gabriela Bittencourt, de 25 anos, ressaltou que gostou muito de conhecer as propostas da OAB de levar às escolas, o conhecimento do Direito “É urgente que esses assuntos sejam trazidos para a universidade, especialmente a particular, que no geral carece de politização.” 

A professora Andréa Martelotta frisou a relação entre o Direito e a Educação. “Por meio do Direito, nós podemos levar a conscientização do dever do Estado em fazer com que as pessoas tenham acesso à Educação”.  A Pró-Reitora, Caterine Vila Fagundes, falou sobre as ações que a Universidade Veiga de Almeida tem feito para disseminar a prática da cidadania. Confira no vídeo abaixo: 

.

É importante lembrar que o curso de Direito da UVA Barra recebeu um selo da OAB de melhor curso, que é um reconhecimento de qualidade para a instituição, sendo considerado referência perante a OAB Federal. Essa avaliação é feita de três em três anos e leva em conta, não apenas os resultados dos exames da OAB, um exame muito concorrido e importante para a carreira, como também o resultado do ENADE no MEC.

No final da palestra, o Professor da área de Inovação da UVA e membro da Comissão da OAB Barra, Antonio Carlindo, mostrou como a questão do afeto é um importante aliado ao aprendizado. Após uma dinâmica com os presentes, houve sorteio de livros.

Beatrice Laeber – 3º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s