Preocupação com o bem-estar e alimentação dos Universitários

Alunos de nutrição se mobilizam em prol da saúde

Daniela de Almeida ministra palestra para os alunos de nutrição – Foto: Juliana Marques

A entrada na faculdade é uma fase marcada por grandes mudanças na vida de um estudante. Pensando nessa adaptação ao nível superior, o Programa Nutrição em Movimento, do campus Barra, realizou na última quarta-feira, (27/03), o evento “Cuidar de quem cuida” para iniciar as atividades de pesquisa do semestre. A ação faz parte do Projeto do Núcleo de alunos e Saúde Coletiva ( NASC ) e ressalta a importância e a preocupação de estudar fatores associados à qualidade de vida dos próprios alunos e professores da Veiga de Almeida.

O bate papo focou em questões do cotidiano de um universitário, como a preparação para a semana de provas, quando, por problemas emocionais e de estresse, a alimentação fica para segundo plano. “Precisamos gerar já na faculdade um estilo de vida mais saudável e práticas de atividades físicas como um incentivo para valorizar a saúde”, aponta Cinara Oliveira, professora do curso de Nutrição e fundadora do projeto.

Como estímulo ao bem-estar e pensando em ações para o fortalecimento do corpo físico, emocional e espiritual, o evento contou ainda com uma aula de Yoga, a atividade geralmente é procurada por pessoas que querem mudar o estilo de vida. A Coordenadora do campus Barra, Nara Iwata, acatou a ideia de levar também a modalidade para o instituto: “As aulas de yoga representam uma pausa restaurativa na rotina de estudos”, afirma.


O evento “Cuidar de quem cuida de mim” promoveu uma aula de yoga entre os alunos – Foto: Juliana Marques

A aluna Luiza Mello, do 3° período, sempre está atenta as informações sobre a reeducação alimentar e o que está além do que você come. A estudante de nutrição compareceu ao evento com o propósito de se aprofundar mais no assunto: “Vim afirmar que uma mudança de vida não se parte apenas de uma boa alimentação, mas, também do equilíbrio das questões psicológicas”, afirma.

A parte final do evento contou com um lanche preparado pelos alunos de nutrição sob a orientação da professora Cinara Oliveira. A intenção de reunir todos ao redor dos alimentos foi mostrar que uma comida saudável é um dos principais fatores para um bom funcionamento do organismo. Ao longo do semestre o grupo de alunos pesquisadores desenvolverão mais atividades que unem nutrição e informação.

Juliana Marques – 6° Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s