Desfile fecha o semestre no campus Barra

Água, terra, fogo e ar. Os quatro elementos da natureza foram fontes de inspiração para a 4ª edição do Design em Movimento. O evento do curso de Design de Moda aconteceu na última sexta-feira (06), na Universidade Veiga de Almeida, campus Barra, e este ano abordou a temática “A alquimia dos 4 elementos e a magia do nosso sucesso”. Organizado somente por alunos, a edição de 2018 se baseou nos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” da ONU e que se relacionam com as propriedades encontradas no meio ambiente.
Com peças produzidas pelos acadêmicos de Moda, cada desfile fez referência à terra, à água, ao fogo e ao ar. A diretora acadêmica do campus Nara Iwata ressalta que a atividade é o momento de testar o desenvolvimento do aluno ao longo dos períodos. “Aqui eles são avaliados por pessoas que atuam na área, além de ser uma oportunidade de expressar a arte desenvolvida por eles”. O coordenador do curso Beto F. Abreu destaca que o “Design em Movimento” é o momento ideal para que os jovens conheçam como um desfile e um backstage são elaborados. “O próprio mercado tem diversas etapas. É uma excelente oportunidade para aqueles que querem trabalhar com a produção e com o processo criativo”.
A experiência vivenciada enriquece a carreira acadêmica e estimula o universitário na profissão. O aluno, e um dos organizadores do desfile, Pedro Henrique Ferreira (8° período) conta que participou das quatro edições e com isso pode experimentar cada fase, desde desfilar e criar peças até produzir o evento. “Me encontrei na produção participando dessas atividades da faculdade. Você precisa viver a moda para entender o que é a moda, é um entendimento que é só seu”, comenta.
Roupa feita de tecido Oxford. Conceito: Deus Geb, Deus egípcio da terra – Foto: Beto F. de Abreu Criação inspirada no Mito da Phenix – Renascer – Foto: Gabriela Coradesqui
Inspirado no Mito da Phenix e no Lago dos Cisnes para compor suas criações, Gabriel Tatsuya, vencedor do primeiro lugar na categoria “Modelagem Feminina”, diz que tanto a criação das peças quanto a produção do desfile são processos bastante trabalhosos. “Depois de tanto tempo trabalhando em uma peça, poder vê-la pronta é uma sensação indescritível”, afirma.
Uma banca avaliadora ficou responsável por classificar as melhores composições. Entre os jurados estava a professora Christiana Carvalho que destacou a importância de expor para uma comunidade acadêmica. “É uma maneira lúdica de fazer com o que aluno possa ver o seu próprio trabalho resultando em algo bonito, que é exibido para o público. Eles se sentem reconhecidos”.


Entre o público presente, composto por familiares, amigos e professores, estava a estudante de Publicidade Yasmin Magalhães que é apaixonada por moda e relata que acompanhar os bastidores de um evento como esse na universidade é uma experiência incrível. “Eu acho que a moda representa cultura e ela expressa quem você é”. O evento é realizado anualmente e premiou os vencedores com livros relacionados a moda sustentável e revistas com referências de moda. Confira a lista com os nomes dos alunos premiados:
ESTRUTURAS, FORMAS E VOLUMES – Orientador: Prof. Beto F. Abreu
1º lugar: Edson Francle
2º lugar: Bárbara Pinheiro
3º lugar: Paulo Simões
MODELAGEM FEMININA – Orientador: Prof. Christiana Carvalho
1º lugar: Gabriel Tatsuya
2º lugar: Ana Clara Prado
3º lugar: Nattalia Souza
DESIGN TÊXTIL – Orientador: Prof. Lucília Ramos
1º lugar: George Lucas Silva
2º lugar: Mayara Sobreira
3º lugar: Jéssica Barbosa
MOULAGE – Orientador: Prof. Adriana Saggese
1º lugar: Paulo Simões
2º lugar: Marcella Macedo
3º lugar: Tuani Surcin
Graziela Andrade – 5º período