CineUVA agita o campus Barra

Mostra audiovisual apresenta produção discente

WhatsApp Image 2018-11-14 at 14.29.59
A terceira mostra cine uva traz temas atuais, como funk e youtube – Foto: Ana Beatriz Bernardo

As produções audiovisuais vêm ganhando telas que não se resumem a mídia tradicional e novos espaços de exibição alcançam cada vez mais pessoas. E a universidade, produtora de discussão e experimentos, é um desses lugares. O CineUVA, no seu terceiro ano, traz produtos como webséries e documentários produzidos por alunos. O evento ocorreu na última terça-feira (13/11), no auditório B do campus Barra, da Universidade Veiga de Almeida.

Desde a escolha dos produtos audiovisuais até os prêmios para sorteio. Toda produção é feita pelos estudantes de jornalismo e publicidade e supervisionada pelo professor e mentor do projeto Gustavo Lacerda. Segundo o aluno João Victor Barros, do 5º período de jornalismo, apesar da correria de produzir um evento assim é gratificante a resposta do público. “Porque nós vemos o quanto as pessoas que exibem seus trabalhos ficam felizes em mostra-los e como é proveitoso para quem vai assistir”, conta.

Mas os desafios também aparecem. O professor explica que ainda é difícil prender a atenção das pessoas nas produções nacionais. “A gente percebe que o cinema brasileiro ainda não é tão valorizados por todos. Não é o tipo de produção que gera um determinado engajamento massivo”, ressalta. Contudo, os alunos não desistem e buscam ampliar o envolvimento dos cursos tanto na criação quanto nas atividades.

O CineUVA aproveita esta característica, de ser uma produção que está na mão dos alunos, a diferença em ser tudo feito por eles é que transforma a visão do público. Lucas Menezes, aluno do 8º período de jornalismo, acredita que algo produzido pelos próprios universitários também serve para dar voz ao corpo discente. “Como é tudo escolhido por quem está produzindo, no caso os alunos, fica mais próximo dos nossos interesses”, explica. E quanto mais eles são incentivados a criar, trabalhar em eventos e lidar com prazos curtos, mais preparados ficam para o mercado.

Ana Beatriz Bernardo – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s