O futuro da comunicação foi discutido com profissionais e o público

As constantes mudanças na comunicação foram pauta do ColaborAmerica, que aconteceu na Fundição Progresso durantes os dias 9 e 10 de novembro. A discussão questionou o rumo das agências brasileiras. “O futuro da comunicação chegou. É agora?” apresentou um debate com comunicadores para repensar a diversidade no jornalismo e a publicidade no Brasil.
Autor do movimento “Dear publicidade people” Vagner Soares acredita que a mudança do mercado deve ser de dentro pra fora. Ao descobrir que somente 3,5% dos publicitários em agências são negros, começou a questionar o porque disso. “Não falta pessoas para eles contratarem, isso acontece por falta de vontade, eles precisam ampliar o conhecimento”
Inovação no trabalho não deve ser só uma palavra da moda. A palestrante Daniela Orofino disse que futuros comunicadores precisam de criatividade e um olhar mais aberto para a sociedade. Daniela trabalhou por quatro anos na equipe de comunicação do deputado estadual Marcelo Freixo e lá se redescobriu na profissão. “É preciso amar e fazer aquilo que nós acreditamos e fugir do modo tradicional da comunicação”.
A jornalista e educadora Mariana Oquix diz que no momento delicado que o país vive, existe uma dificuldade de incluir vozes diversas em reportagens e propagandas. “Eu vejo o futuro da comunicação com uma pluralidade de profissionais e um jornalismo saudável”, disse.
Ana Carolina Marinho – 6° período | Jornalismo