UVA recebe colóquio sobre economia circular

Tornar uma empresa sustentável pode ser difícil se não utilizar os métodos mais adequados como, por exemplo, a economia circular – um modelo de negócios que viabiliza principalmente o uso eficiente dos recursos naturais, evitando o uso exagerado dos mesmos. Esse foi o tema discutido no último dia 30, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, no Eccoa – Colóquio de economia circular.
Durante o bate papo entre profissionais e alunos, foi possível compreender um pouco mais sobre o método. O professor Wladimir Motta explicou os principais conceitos nas formas de implementação, que ainda gera dúvidas, afinal se confunde muito com a reciclagem, mas acaba fugindo desse aspecto. “É baseada em uma maior utilização dos recursos naturais, ou seja, você tenta usar isso em um maior tempo possível evitando ter que voltar a natureza e pegar mais recursos, gerando menos resíduos”.

É muito mais do que uma mera logística reversa. A efetiva execução dos aspectos que envolvem a economia circular pode minimizar ou reduzir bastante as perdas como impactos ambientais de forma geral, tornando-se um método muito importante para os futuros profissionais. “Mostra que o mundo está evoluindo e a preocupação com o meio ambiente aumenta”, diz Leonardo Cardoso, aluno do 8° período de ciências contábeis, presente no colóquio.
Hoje em dia já é possível ver empresas colocando em prática esse método em diversos pontos da companhia e dessa forma tornando-se parceira da natureza. A ideia dos recursos infinitos já não é propagada, é preciso escapar do antigo modelo linear, no qual se retira os produtos da natureza, produz, consome, descarta e depois volta para natureza de novo para pegar mais. Essa nova estratégia vai colocar no mercado uma nova geração de profissionais que entendem que qualidade de vida não é representada por desperdício.
Ana Carolina Soares – 6° Período