Arte na confeitaria

Confeiteiros desenvolvem esculturas de açúcar e disputam a final de competição na Expo Cakes Brasil 2018

P_20181021_171415_1
Equipes de confeiteiros participam da final do Desafio Cake – Foto: Bárbara Faria

No último domingo (21/10), a 6ª edição da Expo Cakes Brasil 2018 promoveu a final do Desafio Cake, no Centro de Convenções SulAmérica. Durante os quatro dias do evento, o concurso reuniu três equipes de cake designers para criar bolos utilizando diferentes produtos do mercado com o tema “O Jardim Encantado da Confeitaria”. Com 358 votos e um cheque de novecentos reais, o time vencedor foi o “Esquadrão Cake”, em segundo lugar, ficou o “Dream Cake” e, em terceiro, o “Cake Stars”.

Temáticas diferentes chamam atenção. A empreendedora e apresentadora oficial do desafio, Mara Cakes, diz que o concurso deste ano veio com um diferencial porque o nível de competição aumentou. Ela conta que o trabalho com chocolate no Brasil ainda não é tão reconhecido. “O evento ganhou muito com esse tipo de disputa. Eles são verdadeiros artistas e eu acredito que a partir do trabalho que desenvolveram aqui a visibilidade deles vai se tornar maior”, afirma.

P_20181021_170640_1
“Esquadrão Cake” vence o Desafio Cake em primeiro lugar – Foto: Bárbara Faria

O cake design e líder do time “Esquadrão Cake”, Rafael Moreira, participa há 5 anos do evento e afirma que a feira cresceu muito ao longo dos anos. Rafael acredita que é importante participar e que o time vai colher muitos frutos. “É uma forma de tentar elevar a confeitaria a um nível superior. Nós precisamos de parcerias e investimentos para mostrar que o estado do Rio de Janeiro e o Brasil têm potencial para competir em qualquer lugar do mundo”, explica.

A mentora do evento, Soraya de Souza, explica que a Expo Cakes serve para mostrar que o confeiteiro, acima de tudo, é um artista porque muita gente ainda acha que a confeitaria artística é apenas sobre bolos bonitos. “Aqui a gente prova que a confeitaria vai muito além disso e que não há limites para a criação. Os confeiteiros são pessoas que dominam as técnicas utilizando todos os produtos possíveis”, diz.

IMG-20181021-WA0035
Escultura vencedora feita totalmente com bolo do time “Esquadrão Cake” – Foto: Bárbara Faria

Bárbara Faria – 6º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s