Feira Vida Liberta traz edição especial de Dia das Crianças com opções de presentes sustentáveis e atividades gratuitas para comemorar a data

O Dia das Crianças pode ser mais que uma data comemorativa. Nos dias 5 e 6 de outubro, o shopping Downtown recebeu a 14ª edição da Feira Vida Liberta. Dessa vez, o evento gratuito foi voltado especialmente para o público infantil e promoveu brincadeiras e atividades educativas a fim de estimular a responsabilidade ambiental e a alimentação saudável.
A preocupação esteve presente em toda a produção. O idealizador e produtor da feira, Gustavo Goldani, diz que a importância do evento está relacionada ao futuro e que adotaram atividades lúdicas para conquistar os pequenos. “Tivemos ações com uma postura mais dinâmica e com passatempos, além da vivência com a ecologia que passa uma consciência de reciclagem”, relata.
Os expositores mostraram opções de presentes sustentáveis sem materiais de origem animal e gastronomia orgânica. A artesã e empreendedora, Lorena Ribeiro, faz roupas infantis e acredita que a iniciativa é interessante para educar ecologicamente. “Quando essas atitudes são ensinadas desde pequenos, isso passa a ser natural. Algumas crianças já chegam e escolhem as peças que querem”, afirma.
Ações de conscientização são fundamentais na construção do amanhã. A sócia-fundadora de um site voltado para qualidade de vida e autoconhecimento, Carolina Senna, levou a filha de 3 anos para o evento. Ela diz que a feira é excelente porque há pouca opção para pessoas que buscam programas alternativos e saudáveis. “Eu sempre venho com os meus filhos porque é onde eles comem comidas veganas fora de casa”, explica.
O evento traz benefícios para todas as idades. A professora de Yoga, Mouni Guellati, dá aulas para todo o tipo de público. Ela afirma que a prática é voltada para o bem-estar e que as crianças conseguem aproveitar melhor o lado divertido que já existe. “Yoga significa união. É legal trazer essa consciência de fazer parte da natureza e isso é essencial para aprender a desapegar de tudo o que é material”, diz.
Qualidade e diferencial em atos e produtos. Durante os dois dias do evento, todos os resíduos gerados foram enviados para a reciclagem. Gustavo Goldani diz que a semente que foi plantada pode germinar e trazer uma diferença daqui para frente. “Ainda que a criança não absorva todo o conteúdo agora, daqui a um tempo ela vai ter uma lembrança de que brincou de reciclar e de fazer Yoga”, explica.

Bárbara Faria – 6º período