Expo Franchising abre as portas para novos empreendedores e reúne soluções práticas no a dia a dia

Evento ajudou futuros empreendedores a descobrir os desafios de abrir uma franquia./ Créditos: Ana Carolina Marinho
O desejo de empreender está presente em 2/3 dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita pela Paybal no ano passado. Com isso, a Expo Franchising voltou pela decima segunda vez para o Rio de Janeiro, com o objetivo de auxiliar os futuros empresários nesse ramo. O segundo dia do evento que teve início nesta quinta-feira (27/09), trouxe temas relevantes para quem trabalha com franquias, como o auxílio da tecnologia atual e a dificuldade de abrir o próprio negócio.
Com o crescimento de 7,4% no setor de franquias nos últimos doze meses, os desafios já são vistos por aqueles que querem explorar nesse negócio e possuem alguma dificuldade de adaptação. Para o especialista em marketing, Romualdo Ayres, é preciso se destacar no meio para buscar o sucesso e conhecer o público-alvo que será atingido. “Devem olhar o mercado e ver o que falta ser explorado e perceber as mudanças necessárias ao decorrer do trabalho”.
A necessidade de transformação, por exemplo, foi o que inspirou Daniela Rodrigues a trabalhar com franquias. Atualmente é diretora de expansão da microempresa de limpeza Maria Brasileira, e reforça a importância de não desistir diante dos contratempos que vão encontrados no caminho. “No início tínhamos problemas com dinheiro, mas mesmo assim corri atrás e espero que todos que almejam abrir um negócio sigam o mesmo caminho”, completou.
O desejo de abrir uma franquia levou a cabeleireira Maria Oliveira ao evento. “Eu já tenho um salão de beleza e quero expandir, mas com a situação atual abrir novas lojas é difícil”, disse. Mesmo assim, a carioca não desistiu e conta que o sonho de aumentar o negócio não foi esquecido e pretende no ano que vem inaugurar o segundo salão. “Já estou pesquisando lugares e funcionários, acho que não devemos sucumbir as dificuldades”. A feira vai até este sábado (29/09) e promete trazer debates de mesa para esclarecer outros pontos importantes para quem busca se arriscar com segurança no mercado.
Ana Carolina Marinho – 6° período.