Experiências que ensinam

UVA recebe jornalista Felippe Costa para bate-papo com os alunos

Sem título
Jornalista Felippe Costa compartilha experiências com alunos de Jornalismo Digital. Créditos: Nayara Simões

Além de estudar uma profissão, é essencial buscar saber sobre o dia a dia e as transformações da área. Com o objetivo de deixar os estudantes mais informados sobre essa rotina, a professora Michele Vieira, da Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Campus Barra, convidou o repórter do globoesporte.com, Felippe Costa, para uma conversa com os alunos da disciplina Jornalismo Digital. O bate-papo ocorreu na última sexta-feira (29/09) às 8h da manhã, e foi um momento de troca de experiências e respostas às dúvidas dos futuros jornalistas.

Esse ato de compartilhar informações sobre a profissão é muito importante, visto que, o mercado de trabalho tem mudado de maneira significativa, principalmente com a chegada das novas tecnologias. Felippe é jornalista há 16 anos, trabalha na Globo há 12, e contou que, atualmente, as redações são muito diferentes. “A chegada do digital foi impactante, já que, antigamente, não usávamos essas tecnologias e tínhamos mais tempo para produzir as matérias”.

Além de falar sobre este novo cenário, ele contou suas experiências em uma das maiores plataformas digitais do Brasil. “Hoje, nos preocupamos muito com o clique, e a forma de escrever é diferente, já que temos um novo perfil de leitor”, explica. O repórter, que trabalha como setorista do Botafogo, afirma que gosta de conversar com os futuros jornalistas, pois é essencial passar o que está acontecendo no mercado.

jdjdd
O jornalista aproveita momento pós-palestra para tirar uma selfie com os alunos de Jornalismo. Créditos: Felippe Costa.

Quem estava presente e concorda também com Felippe é a aluna Thamires Cerqueira, que enfatiza a importância de momentos como esse na Universidade. “É interessante investir nessas conversas, pois essa troca de experiências nos ajudam a saber sobre as mudanças atuais do Jornalismo”. Ela acrescenta que a internet mudou muito as redações e é essencial expor essas transformações. “A palestra agregou muito ao meu futuro profissional e ele conseguiu nos passar muito bem as informações”.

Felippe conta ter ficado feliz por poder compartilhar esses conhecimentos com os alunos. “A interação foi ótima e exatamente o que eu queria, poder mostrar a força com a qual o digital chegou”. Para ele, este não é o futuro do Jornalismo e sim o agora, e como conselho, falou para que os alunos invistam em vários tipos de mídia. “As grandes empresas tem procurado quem sabe um pouco de tudo. É mais fácil aperfeiçoar, do que ensinar do zero”, conclui.

Nayara Simões – 5° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s