UVA promove Terceira Feira de Práticas Sustentáveis

Evento é dividido em três partes e acontece nos campi Barra e Tijuca

IMG_20180919_142406745_HDR
Participantes da feira aprendem a criar e usar tintas criadas com produtos naturais. Foto: Junior Almeida

Na última quarta-feira (19) a UVA recebeu no campus Barra a primeira parte da Feira de Práticas Sustentáveis, organizado pela professora Lurdes Costa, do curso de psicologia. O que começou como um evento em 2016, virou um projeto de extensão com o objetivo de fazer uma ponte entre alunos, ONGs e o mercado de trabalho. Através de palestras e atividades os participantes puderam colocar em prática os conceitos aprendidos em aula.

O formato inicial buscava enxergar oportunidades de trabalho, inovação e colaboração. Nara Iwata, Diretora Acadêmica do campus Barra, destaca a importância de conectar a comunidade com os cursos. “A universidade é caracterizada por um tripé: ensino, pesquisa e extensão. A extensão é levar o conhecimento que a gente produz para a sociedade”, destaca.

20180919_153720
Lurdes Costa e Marcello Brandão duante palestra no campus Barra. Foto: Graziela Andrade

Na primeira parte da feira foi realizada uma oficina sobre o uso de tintas naturais como forma de desenvolver a consciência ambiental. A atividade foi comandada por Letícia Almeida, arquiteta e membro da ONG Sustentarte. “A forma criativa nos ajuda a sair do que nós já sabemos e faz com que nós nos reinventemos para o que precisamos”, afirma Letícia.

A parte da tarde foi marcada pela palestra “Aumentando as chances de patrocínio para o seu projeto”, ministrada pelo mestre em responsabilidade social, Marcello Nunes Brandão. Na discussão temas como: os caminhos que alunos e ONGs passam para conseguir apoio financeiro e a importância de haver um equilíbrio entre o social, o ambiental e o financeiro. Brandão destaca o crescimento do evento neste terceiro ano. “A UVA está de parabéns por fazer a terceira FPS. Hoje nós vimos como a feira evoluiu”.

Os frutos da Feira poderão ser colhidos em outubro, nos dias 17 e 18/10, nos campi Barra e Tijuca, respectivamente. Na data, alunos e representantes de ONGs terão dez minutos para apresentarem seus projetos a uma banca. Desta forma o que foi aprendido na primeira parte poderá ser efetivamente aplicado, confirmando que os muros da universidade não estão fechados, mas abertos e em trocas importantes na sociedade.

Junior Almeida – 3º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s