O legado de Martin Luther King

“Eu tenho um sonho…” 55 anos de um dos discursos mais inspiradores do ativista

WhatsApp Image 2018-08-31 at 15.38.40
Foto: Ana Carolina Soares

O dia 28 de agosto de 1963 ficou marcado na história norte americana – já que nesse dia, mais de 200 mil pessoas marcharam até a capital em busca de direitos iguais. Nessa data, Martin Luther King fez um discurso que veio a inspirar gerações, em todo o mundo. Inspiração que se mantém há 55 anos. Por esse motivo, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com o Consulado Geral dos EUA, montou a exposição “Martin Luther King: Legado e Inspiração” na Biblioteca Parque Estadual.

WhatsApp Image 2018-08-31 at 15.38.41
Foto: Ana Carolina Soares

A história de vida, o trabalho e as partes mais marcantes dos discursos do ativista político estão divididos em 15 painéis. O acervo em exibição foi doado pelo Consulado, mas o público também tem a oportunidade de acompanhar a exibição de filmes que trazem a temática do movimento antirracismo, além das obras e biografias do ganhador do prêmio Nobel da paz.

A estudante de pedagogia, Carla Coelho, de 29 anos, apesar de ter esperado algo diferente, aproveitou a exposição e tirou dela um brilho de esperança. “Acho legal você ter uma referência, mesmo vindo de fora. Aqui também podemos fazer isso, a gente pode revolucionar, pode ter um pensamento parecido e ver que o negro tem um papel importante na sociedade”, comenta.

Mesmo que a marcha tenha acontecido nos Estados Unidos, o impacto foi mundial. A oportunidade de ainda hoje discutir as desigualdades raciais. “Existe uma similaridade em meio as diferenças”, é o que pensa o Superintendente de Leitura e Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro, Juca Ribeiro. “Embora seja relativamente diferente, fazem parte do mesmo elemento histórico. Sobre o ponto de vista da representação, para o carioca, ela tem um simbolismo muito forte”, completa.

A exposição iniciou no dia 29 de agosto e chega ao fim no dia 1° de outubro de 2018. As visitas são gratuitas e acontecem de segunda às sextas das 09h às 17h, na Biblioteca Parque Estadual.

Ana Carolina Soares – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s