Arte, interatividade e conscientização

Museu do Amanhã apresenta a exposição “Explorando o Planeta”

WhatsApp Image 2018-08-24 at 19.32.30
Foto: Nayara Simões

Existem muitos estudos e pesquisas sobre questões do meio ambiente, mas nem toda a população têm acesso a essas informações. Como forma de democratizar o conhecimento, o Museu do Amanhã, em parceria com o Museu de Ciências da Terra, inaugurou, nesta terça-feira (21/08), a exposição interativa “Explorando o Planeta”. O objetivo da mostra é fazer com que os visitantes entendam como o ser humano pode estudar a natureza e como esse conhecimento pode trazer benefícios para essa e as próximas gerações.

A preocupação com os impactos causados pelo homem no meio ambiente e a tentativa de trazer conhecimento histórico são destacadas com a apresentação de recursos minerais utilizados no passado e no presente, fósseis de preguiças-gigantes e mastodontes, além de vídeos e estudos sobre o mapeamento das áreas de risco, e pesquisas químicas sobre os tipos de água. Outro item exposto é a sandbox, uma caixa de areia que facilita o aprendizado sobre níveis de relevo. Para o curador da exposição, Rodrigo da Rocha Machado, a ideia é fazer com que o público assimile o conteúdo por meio da interação.

Ele também conta que foi um grande desafio, para o Museu de Ciências da Terra, levar a mostra para o Museu de amanhã, já que o primeiro se caracteriza como acervo e o segundo como tecnológico. “Está acontecendo o Congresso Brasileiro de Geologia e fomos convidados a apresentar parte de nosso conhecimento. Para isso, conversamos bastante e tentamos integrar os dois assuntos”. De acordo com o curador, essa união trouxe bons resultados, além de esclarecer a relação que o ser humano deve ter com a natureza na busca por um futuro melhor. “O homem pode utilizar e preservar”.

Com esse intuito de refletir e entender o papel do indivíduo no planeta, a coordenadora do colégio Educandário Santa Clara, Maria Alice Lemos Lopes, levou os alunos para conhecer a exposição. “Nós não temos toda essa tecnologia disponível, nossas crianças não têm esse privilégio, e, por ser interativa, houve um maior interesse”. Ela acredita que, esta, é uma oportunidade para obter conhecimento de novos assuntos e isso irá trazer conscientização.

Essa importância de pesquisar e se preocupar com o meio ambiente, é um dos principais aspectos buscados pela mostra, que conta, todos os dias, com a presença de especialistas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil, que ficam à disposição para esclarecer e apresentar as diferentes áreas do projeto. “Explorando o Planeta” estará aberta ao público até amanhã (26/08) e a ideia dos organizadores, é que, após isso, ela seja desmontada do Museu do Amanhã e se torne uma exposição permanente no Museu de Ciências da Terra, localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. É uma oportunidade para quem se interessar pelo tema.

Nayara Simões – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s