SECOM #1: Luta contra a censura

Semana de Comunicação do Campus Barra tem como tema movimentos sociais, em comemoração aos 50 anos das revoluções de 68

WhatsApp Image 2018-05-16 at 16.02.21
Foto: Ana Beatriz Bernardo

A Semana de Comunicação é um evento de destaque no curso de Comunicação Social de todos os campi da Universidade Veiga de Almeida (UVA). E em 2018, a SECOM começou a todo vapor nesta terça-feira, dia 15, no auditório do campus Barra. O tema “É proibido proibir” girou em torno da liberdade de expressão na mídia brasileira em 50 anos. Os organizadores juntaram história e músicas, que percorrem desde 1968 ao momento atual, a fim de levantar diferentes debates entre alunos de Comunicação Social e profissionais da área.

O primeiro dia se iniciou com uma recepção aos alunos, às 8:30 da manhã, com lanches e bebidas, que estavam à disposição de todos em um Welcome Coffee. As palestras começaram logo em seguida. E a primeira palestrante foi a jornalista e publicitária Claudia Chaves, que contextualizou todo o período histórico ao falar sobre os movimentos sociais que influenciaram o papel da mídia nos anos 60. “O ano de 68 foi um marco, principalmente pela luta da liberdade de expressão que penetrou em todos os setores da sociedade. O que serviu para mostrar o poder do povo nas ruas”, explica Claudia.

Já a segunda palestra ficou por conta do publicitário e diretor geral da agência X-Tudo, Marcelo Gorodicht. Com um olhar voltado para a propagandas e a censura, ele debateu com os estudantes o tema “A evolução da Publicidade de 1968 até 2018”. Marcelo destaca o conservadorismo do povo brasileiro que é discutido nas mídias sociais. “Não se pode brincar sobre assuntos relacionados à futebol, relações ou qualquer outra coisa sem gerar brigas hoje em dia”, explica. Ao fim dos debates, os organizadores sortearam brindes que foram doados por vários patrocinadores.

Já na parte da tarde, o conteúdo foi dividido em dois workshops. A jornalista e criadora do blog “ComClareza”, Heloisa Fischer, foi convidada a discutir sobre “A linguagem clara da comunicação”. Para encerrar, o publicitário Matheus Duarte, formado pela UVA, retornou à universidade com o tema “Branding para Startups”,  que ensina aos alunos um pouco sobre empreendedorismo. Para Juliana Marques, aluna de Jornalismo, a Semana de Comunicação vai além das palestras. “É através da SECOM que posso ter contato com profissionais da área, tanto da publicidade quanto do jornalismo, e aprender mais sobre meu curso. Serve também para aproximar os alunos do mercado de trabalho”, conta.

Ana Beatriz Bernardo, 5º período e Bárbara Faria, 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s