UVA promove evento contra o sedentarismo com atividade ao ar livre na praia da Barra da Tijuca

Alimentação balanceada e equilibrada somada a práticas de exercícios diários são requisitos básicos para uma vida sem sedentarismo. Pensando nisso, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) promoveu, no último domingo (06/05), o projeto “Curta a Orla”, com atividades ao ar livre na praia da Barra da Tijuca, posto 6. Cursos da UVA como Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia também participaram da ação.
Uma dessas representações na ação foi com a professora de Educação Física Fátima Miguel, em parceria com a UVA, que criou o projeto Curta Orla ao pensar na população sedentária do estado do Rio de Janeiro. “A ideia é trazer informação para as pessoas que não praticam atividade física e mostrar o quanto isso é importante independentemente da idade”, ressalta.

Crianças, jovens e pessoas acima de 50 anos participaram desse evento. Além das atividades físicas, uma roda de conversa com a professora do curso de Nutrição, Cinara Oliveira, foi atração para o público. Ela explicou a importância de uma alimentação equilibrada em porções diárias. “As frutas da safra além de terem mais nutrientes por estarem na época de produção agrícola, também são as frutas com o menor custo daquele mês”, afirma.
Seguindo essas dicas, a mesa da UVA estava repleta de frutas, sucos e água de coco para que os participantes pudessem se hidratar entre uma atividade e outra. Animada com os exercícios, a ex atleta de corrida Ilza Freitas afirma destinar o tempo para dar aulas de Educação Física na praia e vê, na prática, como oportunidade de se exercitar uma forma de interação social. “Além de você mudar a saúde, o pessoal acima de 50 anos, que se sente sozinho, tem a oportunidade de conhecer novas pessoas”.
Essas atividades físicas podem ser praticadas em qualquer lugar, não precisa ser só na academia ou em clubes e, por isso, a professora Fátima e o Organizador de Eventos da UVA Diego Souza pretendem levar o projeto adiante sempre na temática da alimentação e exercício. “Saúde e exercícios sempre” conclui Diego. Os projetos futuros serão realizados tanto dentro, quanto fora da Universidade Veiga de Almeida.
Graziela Andrade, 4º período