Grupo VAZIO apresenta peça sobre o preconceito aos refugiados na UVA Barra
O teatro é a arte de se expressar e também uma maneira de fazer denúncias. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), do campus Barra, junto com o aluno de pós-graduação Rafael Rodrigues ofereceram uma apresentação teatral, nesta última quinta-feira (26/04). A peça À Deriva: O Processo pertence ao grupo VAZIO e aborda sobre os problemas e situações que os refugiados enfrentam ao chegarem a países diferentes.
O objetivo desse grupo é fazer um teatro diferente, fora do palco, mas com plateia. Rafael que também é diretor do grupo explica as abordagens que o grupo utiliza na hora de dramatizar. Eles trabalham com menos texto e a partir de temáticas atuais. “A gente trabalha apresentações não convencionais, criando possibilidades criativas”, enfatiza. A ideia de trazer esse evento para a universidade surgiu da coordenação em parceria com ele e reúne alunos de vários cursos no pátio central.
Além de o evento ser na praça de alimentação da faculdade, chama a atenção do público por ser diferente. As interações entre os atores permitem que eles se utilizem de todo o espaço do pátio e ainda conta com a participação de quem assiste. “O meio que eles usaram para passar essa mensagem foi muito inteligente”, conta a aluna de publicidade Thamyris Sampaio.
A mensagem da peça, entretanto, vai além dos gestos dos artistas. O tema refugiados surgiu durante o processo inicial do grupo. Eles perceberam que nenhum deles era do Rio e não se encaixavam em alguma situação. Cada um precisou enfrentar os problemas longe de casa. Para a atriz Goretti Smarandescu é importante levar reflexão aos alunos para que possam pensar ‘fora da caixa’ “Pegamos o que tínhamos em comum e trabalhamos a questão dos refugiados”, conclui.
Ana Beatriz Bernardo, 5° período.