Novos talentos à mostra

Concurso cultural promovido pela UVA  introduz  alunos no mercado de trabalho

NOVOS TALENTOS
Arquivo disponibilizado na página do Facebook Novos Talentos UVA

Universitários procuram novas formas de integrar os conhecimentos adquiridos para além das salas de aula. Por esse motivo, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) junto com a Escola de Design dos Campi Barra, Tijuca e Cabo Frio, realiza a 7ª edição do concurso cultural “Novos Talentos”. No qual, alunos do último período e profissionais recém-formados das áreas de Design apresentam os projetos de conclusão de curso. O objetivo é apresentar as criações e premiar os primeiros colocados. Além disso, o evento que ocorre no dia 10 de maio, na Cidade das Artes, das 18h às 22h, tem como finalidade enfatizar a importância da capacitação profissional nos dias atuais.

A competição de talentos não é o único foco desse evento. O concurso também visa enriquecer o portfólio e colocar os participantes em contato com profissionais atuantes. A inscrição é feita por meio de uma plataforma digital que a UVA disponibiliza no site da EVETIM, depois é feito uma pré-seleção. Após a triagem, os futuros profissionais podem participar das disputas. Cada curso, entretanto, vai ser avaliado de forma distinta. Para Moda há um desfile e para Design de Interiores os projetos vão para uma mesa de amostras. Após a exposição dos trabalhos, eles são julgados tanto de forma geral como individual.

O espaço, nesse caso, também conta na hora da avaliação. Lugares como bares e restaurantes da Barra da Tijuca já foram palco dessas amostragens. Essa é a segunda edição que vai ocorrer na Cidade das Artes, a última foi em 2017. Dentre os prêmios, há cursos no exterior e viagens para visitas de fábricas referentes a cada área. Um dos organizadores do evento Diego Souza conta que eles pensam desde o local até como irá funcionar, os coquetéis até a busca por patrocínios para tudo ficar dentro do planejamento. “A expectativa é grande por parte dos alunos”, ressalta.

Essa expectativa esperada por parte dos alunos pode vir também de quem é de fora da universidade. O coordenador do Segmento de Design de Moda Beto Abreu explica que O “Novos Talentos” é aberto para todas as instituições. Na parte da Moda, ele é o responsável pela curadoria. Na de Design de Interiores é a diretora Nara Iwata e, em Design Gráfico o professor Paulo Andrade. Os jurados são escolhidos da Imprensa e de profissionais do mercado de várias partes do Brasil. “A votação é feita online. O curso de Moda é o único que tem um recorte diferente, pois tem o desfile e os alunos apresentam presencialmente os projetos para a banca”, explica Beto.

As parcerias da UVA com outros locais para a realização dos Novos Talentos são fundamentais. A cada edição o concurso se torna mais visível e popular, de acordo com Beto. “Ano passado foi um dos melhores que aconteceu. Foi na Cidade das Artes, o trabalho e o espaço foram bem legais, assim como os prêmios”, enfatiza. O coordenador de Moda também afirmou que após fechar a parceria com esse local, o evento começou a ter uma proporção e um grau de importância maior.

O desafio atual é atrais alunos de outras instituições. Seja particular ou pública, ou até de outros países latino-americanos. “Já tivemos aluno da Colômbia e da Universidade do Pará em Moda. De uma maneira ou de outra isso é interessante porque como o jurado é externo, a interferência dele não é para beneficiar a UVA porque eles são neutros”, salienta. Dessa forma, o incentivo aos universitários é maior. Com isso, todos os envolvidos saem beneficiados, de alguma forma. A universidade e o concurso ganham visibilidade e os estudantes conquistam um espaço em que são reconhecidos e que os aproximam do ambiente de trabalho.

Ana Beatriz Bernardo, 5° período e Bárbara Faria, 5° período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s