Concurso cultural promovido pela UVA introduz alunos no mercado de trabalho

Universitários procuram novas formas de integrar os conhecimentos adquiridos para além das salas de aula. Por esse motivo, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) junto com a Escola de Design dos Campi Barra, Tijuca e Cabo Frio, realiza a 7ª edição do concurso cultural “Novos Talentos”. No qual, alunos do último período e profissionais recém-formados das áreas de Design apresentam os projetos de conclusão de curso. O objetivo é apresentar as criações e premiar os primeiros colocados. Além disso, o evento que ocorre no dia 10 de maio, na Cidade das Artes, das 18h às 22h, tem como finalidade enfatizar a importância da capacitação profissional nos dias atuais.
A competição de talentos não é o único foco desse evento. O concurso também visa enriquecer o portfólio e colocar os participantes em contato com profissionais atuantes. A inscrição é feita por meio de uma plataforma digital que a UVA disponibiliza no site da EVETIM, depois é feito uma pré-seleção. Após a triagem, os futuros profissionais podem participar das disputas. Cada curso, entretanto, vai ser avaliado de forma distinta. Para Moda há um desfile e para Design de Interiores os projetos vão para uma mesa de amostras. Após a exposição dos trabalhos, eles são julgados tanto de forma geral como individual.
O espaço, nesse caso, também conta na hora da avaliação. Lugares como bares e restaurantes da Barra da Tijuca já foram palco dessas amostragens. Essa é a segunda edição que vai ocorrer na Cidade das Artes, a última foi em 2017. Dentre os prêmios, há cursos no exterior e viagens para visitas de fábricas referentes a cada área. Um dos organizadores do evento Diego Souza conta que eles pensam desde o local até como irá funcionar, os coquetéis até a busca por patrocínios para tudo ficar dentro do planejamento. “A expectativa é grande por parte dos alunos”, ressalta.
Essa expectativa esperada por parte dos alunos pode vir também de quem é de fora da universidade. O coordenador do Segmento de Design de Moda Beto Abreu explica que O “Novos Talentos” é aberto para todas as instituições. Na parte da Moda, ele é o responsável pela curadoria. Na de Design de Interiores é a diretora Nara Iwata e, em Design Gráfico o professor Paulo Andrade. Os jurados são escolhidos da Imprensa e de profissionais do mercado de várias partes do Brasil. “A votação é feita online. O curso de Moda é o único que tem um recorte diferente, pois tem o desfile e os alunos apresentam presencialmente os projetos para a banca”, explica Beto.
As parcerias da UVA com outros locais para a realização dos Novos Talentos são fundamentais. A cada edição o concurso se torna mais visível e popular, de acordo com Beto. “Ano passado foi um dos melhores que aconteceu. Foi na Cidade das Artes, o trabalho e o espaço foram bem legais, assim como os prêmios”, enfatiza. O coordenador de Moda também afirmou que após fechar a parceria com esse local, o evento começou a ter uma proporção e um grau de importância maior.
O desafio atual é atrais alunos de outras instituições. Seja particular ou pública, ou até de outros países latino-americanos. “Já tivemos aluno da Colômbia e da Universidade do Pará em Moda. De uma maneira ou de outra isso é interessante porque como o jurado é externo, a interferência dele não é para beneficiar a UVA porque eles são neutros”, salienta. Dessa forma, o incentivo aos universitários é maior. Com isso, todos os envolvidos saem beneficiados, de alguma forma. A universidade e o concurso ganham visibilidade e os estudantes conquistam um espaço em que são reconhecidos e que os aproximam do ambiente de trabalho.
Ana Beatriz Bernardo, 5° período e Bárbara Faria, 5° período.