A profissão no dia a dia

Jornalista do Globo News compartilha experiências com alunos da UVA

IMG_9261.JPG
Créditos: Júlia Santos 

A dinâmica das redações se aproxima dos iniciantes. O Encontro com os Profissionais de Jornalismo realizado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Barra, convidou nesta última terça-feira (27/030), o produtor de reportagens especiais da GloboNews Marcelo Gomes. Durante a palestra ele conversou com os participantes sobre o papel do jornalista de hoje, e o futuro da carreira diante das novas tecnologias. O diálogo foi mediado por Elvira Macedo com o apoio da coordenadora do curso de Comunicação Social Renata Feital.

Promover ações interativas como essas aumentam o contato com o exercício do cargo. “É importante para os alunos conhecerem o Jornalismo investigativo e aproximar a universidade da prática”, declara a coordenadora, que busca incentivar os universitários a saírem da teoria. Já para a estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda Elvira Macedo, a visita do profissional despertou outro desejo. “Eu amo o Jornalismo e aqui eu pude esclarecer várias dúvidas, além de conhecer um pouco da graduação que eu pretendo cursar no futuro”, ressalta.

Outro aluno que acompanhou a palestra e aprendeu mais sobre assuntos policiais e jurídicos foi Leonardo Assis, do 4º período de Jornalismo. Para ele, é interessante ter o conhecimento de todas as áreas da profissão. “Foi muito bom. Ele falou sobre fontes e nos incentivou a ter sempre certeza da veracidade dos fatos antes de publicar uma matéria”. O jornalista Marcelo Gomes também acredita que a troca de experiências é muito importante. “É bom ouvir exemplos do que a vida espera de nós”. E conta que foi inserido nessa área naturalmente. “Sempre quis trabalhar cobrindo política e economia, mas entrei nesse meio e me interessei”, enfatiza.

Além desse bate-papo com os alunos, o debate proporciona uma visão ampla do ramo investigativo para todos os presentes e motiva uma grande troca de informações. A orientadora acadêmica pretende oferecer novas interações durante o semestre, com o objetivo de agregar conhecimento e mostrar os outros pontos de vista que representam o Jornalismo no cotidiano. Assim, os alunos podem estar mais perto da realidade que escolheram para o futuro.

Karina Figueiredo, 4º período e Nayara Simões, 4º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s