Das ruas para os holofotes

Público lota 1° Feira Nacional do Podrão, na Tijuca

IMG_1521489239742
Foto: Lucas Motta

Figura já conhecida da noite carioca, o “podrão” – aquele lanche de rua, normalmente farto e barato – ganha um espaço dedicado a ele. No último fim de semana, ocorreu a 1° Feira Nacional do Podrão, que reuniu barraquinhas de comida dos mais variados bairros da cidade. Mesmo sob o forte calor, o público compareceu e fez extensas filas na calçada da Rua Morais e Silva, na Tijuca, para tentar experimentar ao máximo.

A ideia de criar um festival dedicado a esse estilo, pouco lembrado da gastronomia, iniciou com as amigas Natália Alves e Suzana Malta. Juntas, elas mantêm o blog “O que fazer no Rio”, que por sua vez tem uma ramificação chamada “Onde comer no Rio”. Lá, descrevem experiências próprias, que vivem pela cidade, desde turismo a bares e restaurantes dos mais diferentes gostos.

Essa mesma diversificação foi lembrada durante a organização do evento. O público pôde se deliciar com a Batata Frita Carioca, de Marechal Hermes; o Pastel do Alê, de Madureira; o açaí do M.M Sabores, de Rocha Miranda, além de muitos outros. De acordo com Natália Alves, mesmo com o “boom” de uma alimentação considerada gourmet, o carioca não abandonou a clássica comida de rua. “A ideia partiu da necessidade que o povo tem de preços mais acessíveis”, explica.

Os baixos valores das comidas, de fato, acabaram por atrair o público. A página da feira nas redes sociais chegou a contar com 65 mil interessados, o que, por consequência, lotou espaço poucas horas após o início. Natália reconhece os problemas, mas alega que a prefeitura não tinha tempo hábil para mudar o local. “Não fizemos muita propaganda. As mídias que procuraram a gente ao ver a proporção do evento”. Diante do sucesso dessa primeira edição, ela já planeja uma segunda a ser realizada ainda esse ano. “Talvez no terreirão do samba ou até no Maracanã”, brinca.

Lucas Motta, 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s