Estação Japão no Brasil

Evento reúne tradições japonesas no Riocentro no fim de semana

Japan-140
Créditos: Brenda Martins

Os principais atrativos dos japoneses estacionam na Zona Oeste. O encontro Japan Festival – Rio Matsuri é pela comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento que iniciou na sexta-feira (09/03), no Riocentro, Barra da Tijuca, oferece uma série de atividades voltadas para esse mundo oriental. Danças, músicas e outras apresentações artísticas fazem parte do repertório.

Dentre essas apresentações se destaca a dançarina Lilian Eiko, que nasceu no Rio. O objetivo de participar desse encontro é levar um pouco da dança dos asiáticos para as pessoas. A professora que também já passou pela Alemanha e Argentina com a Dança Circular, típica dessas regiões, sente-se realizada por fazer o que ama. Além disso, afirma que mantém certas regras, desde o início da carreira. “Tento conciliar a disciplina do Japão com o molejo carioca”, brinca.

Quem apoia essa mistura de dança dos continentes é a diretora Shirley Atsumi da Associação Nikkei. A representante cultural da instituição, com sede no Cosme Velho, ficou entusiasmada por exibir características do país de origem. “Tenho orgulho de vê-la representar a cultura japonesa para um público tão diferenciado”, declara ao defender a bandeira da igualdade entre as nações. O mundo dos animes também se fez presente dentro das diversas exposições espalhadas no pavilhão.

Por acompanhar as histórias dentro dos animes e quadrinhos o estudante Lucas Souza, 16 anos, revela ser fã desde pequeno. “Eu sempre gostei de mangás e animes, mas também gosto de escutar as músicas que fazem sucesso aqui no Brasil”. Já a dona de casa Solange Dias foi além. “Sou louca pelas gravuras desde pequena, hoje sigo a religião budista”.

A exibição dos desenhos não é a única atração. Outras atividades artísticas acontecem simultaneamente. Em mais de 100 estandes organizados dentro do pavilhão, destacam-se os workshops, palestras. O desfile de cosplayers também alegrou os diversos públicos, desde crianças até a terceira idade, vestidos com trajes de personagens famosos, nesse domingo de encerramento (11/03).

Karina de Figueiredo, 4º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s