Comércios no Rio celebram o Dia da Mulher com palestras e promoções

Mesmo antes de se tornar uma data comemorativa, o dia 8 de março traz um significado a mais: luta e liberdade de escolha. Em 1975, foi reconhecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), por conta de revoluções e reivindicações, em todo o mundo, dentro do movimento socialista pelos direitos das mulheres. Hoje, o símbolo continua como forma de protesto e um pedido de igualdade.
Neste ano não poderia ser diferente. Para comemorar, lojas como “Quem disse, Berenice?”, Saraiva, My Place e alguns restaurantes colocam produtos com até 50% de desconto. Além disso, outros centros comerciais também dispõem de promoções durante esse mês.Um dos participantes que adere a essa promoção, para prestigiar o público feminino, é o Barra Shopping, que conta com uma cabine da Fox Sports, para narradoras de futebol mostrarem o talento. Além disso, outros centros comerciais também aderem a essas promoções como forma de homenagem.
Para dar incentivo a essa homenagem para todas as mulheres, a livraria Saraiva, por exemplo, presenteia as mulheres com descontos em livros, CDs e itens de papelaria nas lojas físicas e na internet. A consequência dessas ações permite o engajamento e a conscientização para as causas feministas, como observa a publicitária Bruna Oliveira. “O movimento traz muitos benefícios para essa data. Permite que a causa seja priorizada e lembra que precisamos ser lembradas e apoiadas”.
O posicionamento dessas organizações diante desses movimentos encoraja outras a apoiarem a luta pelos direitos. Para Bruna, algumas instituições não se posicionam e não investem por medo do prejuízo. “Não é sobre política ou religião, são pontos totalmente positivos para se investir. É o fato de ressaltar que as mulheres são a sociedade”, explica. A estudante Natália Gomes também ressalta a importância desse encorajamento. “Mesmo com o lucro do comércio, é ótimo para destacar que nós queremos respeito diariamente”.
Ana Beatriz Bernardo, 5º período.