Representatividade no meio acadêmico

Palestra sobre Comunicação e Representatividade é debate na UVA

WhatsApp Image 2018-03-05 at 22.33.47
Créditos: Ana Beatriz Bernardo

Comunicação, cultura e diversidade. Esses foram os temas discutidos na palestra que ocorreu na última sexta-feira (02/03), na Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Campus Barra. Mediado pela professora Michele Cruz, o evento tem o objetivo de debater sobre as transformações socioculturais dentro da sociedade. Além disso, as discussões a respeito das mídias sociais e os canais de informação se tornaram tópicos no bate-papo com os alunos.

Esses temas tiveram um grande retorno dos estudantes presentes no auditório. Um dos focos foi a representação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais) nos meios digitais. O palestrante Gustavo Lacerda, que abordou sobre A Mídia e a Comunidade Gay, acredita que é fundamental a reflexão desse assunto para que o preconceito possa ser desconstruído. “O que podemos observar de diferente, nos dias atuais, é a imensa variedade de possibilidades. Não há apenas um padrão, uma forma de ser”.

As novas representatividades do ser humano ainda são um desafio. Para Michele, reunir adolescentes dentro da sala de aula, para pensar sobre essas questões, já é o primeiro passo para quebrar a barreira do pré-julgamento. “Nós, como professores, precisamos desse espaço dentro da faculdade para mostrar a importância de aceitar as diferenças”, enfatiza. Quem também concorda é o estudante de Jornalismo João Victor Barros. “É fundamental saber que a universidade promova debates como esses para compartilhar valores igualitários”.

O ambiente acadêmico, entretanto, não é o único local para mudanças. A necessidade de compreensão e aceitação surge desde o local de trabalho até um grupo em uma rede social. Por isso, o professor Eduardo Bianchi argumentou sobre Identidades Culturais de Gêneros e como estas, fazem parte do dia a dia. “As vozes das minorias não podem se silenciar. Mais do que nunca, elas devem ser apoiadas para que outras vozes surjam”.

Ana Beatriz Bernardo, 5° período e Isabelle Amancio, 5° período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s