Estudantes apresentam os seminários do PIC UVA no Campus Barra

O ponto inicial de uma carreira pode começar com uma simples pesquisa. Essa é a proposta do Programa de Iniciação Científica (PIC UVA), que estimula os alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) a se aprofundar num determinado assunto. Nesta terça-feira (05/12), foi a apresentação dos seminários desse ano do campus Barra. Os temas variaram desde inteligência artificial à assuntos políticos.

Quem apostou nessa última temática foi a estudante de Jornalismo Bárbara Faria, que se inscreveu para o primeiro projeto com a professora Ediana Avelar, mas conta que não esperava ser escolhida. “Era um tópico que eu não conhecia muito bem, mas a experiência foi tão incrível, superou minhas expectativas! ”, enfatiza. Junto a aluna de Publicidade e Propaganda Vanessa Cassidy, o trabalho sobre “As expressões simbólicas da fala em rede com foco em Fora Dilma x Fora Temer” ganhou a Menção Honrosa.
A professora e coordenadora do curso de Jornalismo Renata Feital também venceu a Menção Honrosa, pelo segundo ano consecutivo, com a pesquisa sobre “Ciberativismo Feminista nas redes sociais”. Para o próximo período, Renata quer começar um novo tema com destaque sobre um curso ideal de Jornalismo e declara a relevância dessa oportunidade. “É bom focar no mercado de trabalho, mas o aluno precisa saber que as pesquisas podem se desenvolver num TCC e até num Mestrado”, comenta Renata.
Essa importância também é mencionada pelo coordenador do PIC UVA e Diretor de Pesquisa da Veiga Cristiano Bertolossi Marta. Como avaliador dos estudos científicos, ele afirma que esse campus surpreendeu as estatísticas. “Foram 70 trabalhos na Barra e o perfil daqui é bem criativo, com ênfase na área de Humanas”. Já para o ano que vem a expectativa será maior e Cristiano admite estar ansioso para conferir os novos trabalhos.
Ana Beatriz Bernardo, 4º período e Giovanna Faria, 5º período