Oficina de Design de Moda busca melhorar técnicas aprendidas no curso

Uma das salas da Universidade Veiga de Almeida, na Barra, foi tomada por desenhos coloridos e papeis cortados. Esse foi o resultado do workshop “Quadrado do quadrado”, que abriu a Semana de Design e Arquitetura, na terça-feira, dia 24, ministrada pela professora Liana D’Urso, a oficina teve como intenção trabalhar técnicas de estamparia e favorecer o contato entre os alunos – especialmente entre os que cursam Design de Moda, o público-alvo do evento.
O método “Quadrado do Quadrado” foi criado pela própria professora Liana e é usado pela sua firma, Durso Design e T.I. O procedimento tem como intenção desenvolver a noção do padrão de estamparia, por meio da sensação de continuidade que a técnica possui. “Eu imaginei essa metodologia para os alunos do curso de moda. A ideia é formar vários módulos, um do lado do outro, para ver como se forma a imagem do padrão repetido”, explica Liana, que ainda incentivou o melhor dos estudantes, mediante um concurso que seleciona os melhores desenhos.

Evelyn Alves, que estuda Gestão de RH na Universidade Celso Lisboa, nutre sua paixão por moda e levou o primeiro lugar. “Meu lema é sempre pensar fora da caixa. Daqui eu levo o conhecimento que a professora passou, além de conhecer pessoas novas”, afirma. Evelyn desenhou vários pedaços de pizza, postos de forma contínua – exatamente como foi ensinado.
Ao final foram premiados apenas três trabalhos. Mesmo assim, a professora Liana elogiou todos os desenhos. Passou de mesa em mesa auxiliando nas tarefas, com a colaboração de suas monitoras. Apesar de ser uma oficina rápida, ela saiu de lá com a sensação de dever cumprido. “Acho que foi proveitoso. Principalmente depois de todo esse estímulo que tentei proporcionar, com o concurso. Ensinar com motivação e alegria faz parte do ofício”.
Lucas Motta, 5º período.