Investir para crescer

Núcleo da TV UVA na Barra da Tijuca produz pela primeira vez o programa Arena

2cccbaed-1537-4830-8d89-de0a89c9d283
Foto: Guilherme Honrado

O Campus Barra da Universidade Veiga de Almeida dá mais um grande passo e, dessa vez, em parceria com a TV UVA. A filial, que tem como matriz a TV do Campus Tijuca, produziu pela primeira vez um programa de grande porte, o Arena. O projeto se baseia em um bate-papo entre alunos e especialistas, cujo tema principal varia de acordo com cada episódio. A última gravação aumenta a expectativa de novas atrações para a unidade e uma maior consolidação do núcleo.

A responsável pela TV UVA e também professora da instituição Mônica Miranda conta que o projeto nasceu desde o primeiro semestre de 2016, quando começou a dar aula na faculdade, e que agora ela fica feliz em vê-lo ganhando forma. “Primeiro veio o núcleo, quando a gente começou a engatinhar e depois a possibilidade de criar um projeto voltado para esse campus. Isso foi tomando corpo, formato e as pessoas foram se envolvendo. Mais do que eu, acho que os alunos queriam muito isso e agora foi realizado”.

A constante participação nas ideias e o entusiasmo dos estudantes é a maior prova disso. A aluna do sexto período de Jornalismo e apresentadora do Arena Juliana Costa ficou animada em poder fazer parte da primeira gravação, além de destacar as consequências positivas. “Quando a Mônica fez o convite foi algo super bacana, não só por estar estreando, mas sim, mostrar que a Barra também tem capacidade de produzir, de roteirizar e pensar em um programa por inteiro”. Agora, as expectativas de novos projetos futuramente só tendem a aumentar.

A concretização das ideias, no entanto, depende majoritariamente do comprometimento e envolvimento dos alunos, afirma Mônica, já que segundo ela a TV UVA só existe para e pelos alunos. Para o coordenador de produção da TV do Campus Barra Guilherme Honrado esclarece que os monitores são divididos em duas etapas. A primeira, que é a produção, engloba trabalhos com câmera, como operador de áudio e iluminador, enquadramento, imagem, exposição da luz, entre outros. Já a outra, a pós-produção, compreende a edição, correção de cores e finalização do programa.

A recompensa, por fim, vem com a concretização de todo o esforço quando a exibição vai ao ar. “Maior do que sentimento de realização é a alegria de comprovar que a TV UVA Barra é capaz”, ressalta Mônica. A espera agora é atrair cada vez mais os universitários e colaboradores. Só assim, somando contribuição e interesse, que o núcleo dessa unidade promete crescer e trazer novidades.

Carolina Marinho, 4º período e Tayane Fernandes, 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s