Entender para tratar

Palestra sobre depressão no mundo corporativo leva aos alunos mais conhecimento sobre a segunda doença que mais tira pessoas do trabalho

594b7d99-d537-4b3d-b8d7-0118deba5437
Palestrante Nayra Almeida no auditório do Campus Barra da UVA. Foto: Lizandra Rios 

A Universidade Veiga de Almeida realizou, na última quarta-feira dia 4, uma palestra para seus alunos sobre depressão no mundo corporativo. O evento aconteceu no auditório do campus Barra e contou com a presença de professores dos cursos de Administração e Psicologia, que juntos, falaram sobre a importância de tratar a depressão e o quanto essa doença vem afetando dentro das empresas. Os alunos presentes no evento ainda puderam debater e tirar suas dúvidas em relação ao assunto.

A professora de Psicologia da UVA Nayra Almeida explicou o que é a depressão, quais os sintomas, qual o possível tratamento e como ela pode afetar a vida de uma pessoa no âmbito pessoal e no âmbito corporativo. Segundo ela, as pessoas precisam ver a depressão como algo sério, pois muitos ainda tratam um paciente com depressão de forma diferente, como se não fosse doença. “Se um funcionário fala para o chefe que está com diabetes, ele entende e até ajuda no que for preciso. Entretanto, se o funcionário disser que está com depressão, o chefe provavelmente vai achar que é bobeira e que ele não quer trabalhar”.

Essa é justamente a área mais afetada, pois a depressão é a segunda doença que mais afasta pessoas do trabalho. Uma vez com depressão, o indivíduo perde a vontade de fazer qualquer coisa, apenas quer ficar em casa e se isolar do convívio social. Nayra ainda ressalta que é importante atentar para os indicativos, pois há uma grande diferença entre a tristeza e a depressão em si. “Tristeza é uma emoção, enquanto a depressão é uma doença”. Ela ainda acrescenta que o primeiro passo para a recuperação é entender, aceitar e encarar, pois apenas entendendo e aceitando o problema junto de um psicólogo é possível que a pessoa se recupere, tenha força para superar e voltar às suas atividades.

Além disso, esse foi o foco da segunda palestra: força para superar. A professora de psicologia da UVA, Ana Carolina Lynch falou em sua palestra sobre a resiliência – por definição, habilidade de voltar ao estado anterior. Conseguir superar uma situação ruim – e como é necessário aplicá-la na vida. “Não podemos nos intimidar. Precisamos ver uma situação ruim e encará-la de forma positiva, acreditando que sim, podemos superar aquilo”. Ana Carolina, ao longo de seu discurso, deu vários exemplos de pessoas de destaque que são resilientes, como Charlie Chaplin e Stephen Hawking. “Eles poderiam ter aceitado suas condições e não fazerem nada para melhorar aquilo, mas não, eles mostraram ao mundo que são resilientes”.

Já de acordo com Danilo Santana, estudante de Ciências Contábeis que estava presente na palestra, além da resiliência é importante também conhecer sobre a depressão. “Muitas pessoas sofrem desse problema e não sabem como agir, por isso é importante o mínimo de conhecimento para alguém conseguir superar esse problema ou buscar tratamento”. Depressão não é brincadeira, portanto é preciso enxergar essa doença com mais seriedade. Pode ser uma luta diária, mas o ensinamento que a palestra trouxe para os alunos foi que, para vencer essa batalha é necessário primeiramente aceitar sua condição, e após, buscar ajuda para se recuperar, pois só assim muitos rostos tristes voltaram a sorrir.

Lizandra Rios, 6º período e Nailson Ribeiro, 6º período

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s