#ProjetoDiversidade: Todos unidos por um mundo melhor

Sustentabilidade, diversidade, ética. Conscientização, participação, promoção do uso racional e humano dos recursos naturais e da cidadania plena. Com o olhar voltado para estes conceitos e atitudes, a Universidade Veiga de Almeida promoveu, nos dias 20 e 21 de setembro, nos campus Barra e Tijuca, respectivamente, a II Feira de Práticas Sustentáveis, evento que tem como objetivo conectar a comunidade acadêmica a diferentes setores da indústria, a ONGs e à sociedade civil em um dia de reflexão e diálogos em torno de possíveis soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

A importância do evento – que tem como foco o debate e a exposição de práticas e iniciativas sustentáveis dentro e fora do âmbito universitário – pôde ser medida também pela participação de Maurizio Giuliano, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC). Ele expôs à comunidade os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030–Rio, que tem entre suas metas, além do incentivo à produção e ao consumo sustentável, a erradicação da pobreza e da fome, a luta por políticas de igualdade de gêneros, a preservação do meio ambiente e a formação de parcerias que possam levar tais iniciativas adiante.

O evento contou ainda com profissionais de várias áreas, que puderam expor seus trabalhos, a fim de aumentar a visibilidade de suas pesquisas e projetos e expandir seus negócios. Alunos e professores dos cursos da UVA também puderam mostrar projetos que desenvolvem nas áreas de diversidade, sustentabilidade e ética em suas disciplinas. Workshops, palestras, talk shows sobre temas como tecnologias sustentáveis, empreendedorismo social, inclusão, novas carreiras, gênero e relações étnico-raciais dividiram a atenção com apresentações artísticas e estandes temáticos.

Durante todo dia, a programação procurou estimular professores, alunos, empresas, palestrantes e convidados a enfrentarem os desafios que o ser humano tem diante de si em busca de um mundo melhor, mais sustentável, mais solidário, mais aberto à diversidade e, claro, mais ético.  Anual, o evento tem a professora Maria de Lourdes Domingos à frente da iniciativa. “Queremos estimular os alunos a ampliarem sua concepção de sustentabilidade, que inclui também aquilo que o ser humano pode dispor em outros em outros níveis, como doação de roupas, leite materno, cabelos, por exemplo. Já estamos planejamento a terceira edição da feira ano que vem”.

Alunos que participaram da cobertura: Ana Clara dos Santos Soares, Andreia de Oliveira Sant’Anna Caxias, Andressa Lua Pinheiro Monteiro, Anna Carolina Sales de Barros, Diego Dias Murray, Eugênia Martins Costa, Fernanda Barreto Lacerda, Jeferson da Silva Costa Oliveira, João Victor Barbosa de Oliveira, João Victor Barros de Carvalho, Karina de Figueiredo Lino, Karla Reis Pereira Holanda, Lizandra Rios Campos, Lucas Menezes da Silva, Lucas Pinto Motta, Nailson Ribeiro Vicente, Rafaela dos Santos Junior, Rafaela Teixeira de Aguiar, Rhuan Gabriel Ramos Bernades, Tayane Fernandes Gumarães, Victor Hugo de Oliveira Quilião, Vinicius de Araujo dal-Ceré.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s