#ProjetoDiversidade: A solidariedade por um fio

Doação de cabelo é um ato de amor em prol do outro

Maristela - Foto 4
Aluna Bianca Rocha, corta seus longos cabelos, promovendo a boa ação na campanha Mexa-se por um fio de solidariedade.  Foto: Bruno Wenderroscky

Doar de si ao outro, para quem participa da campanha, não é mera força de expressão. Por reconhecer que a doação é não apenas um ato de solidariedade, mas também uma atitude que colabora para a disseminação de valores humanos e éticos de que o mundo anda tão carente, a II Feira de Práticas Sustentáveis da UVA abriu espaço também para um dos estandes que teve maior visibilidade durante o evento: o de doação de cabelo. A campanha,  chamada “Mexa-se por um Fio de Solidariedade”, visa a doação de cabelos para a confecção de perucas para crianças, jovens e adultos com câncer ou que sofreram algum tipo de doença e perderam seus cabelos.

A sócia e fundadora desse projeto, Mireille Pannett, 70 anos, viúva de um inglês, explica o motivo que a levou a criá-lo. “A campanha surgiu a partir do momento que meu marido teve câncer com 46 anos, e no hospital na Inglaterra, onde ele se tratou, vi uma criança que passava pelo tratamento de quimioterapia sem cabelos”. A cena tocou Mireille profundamente, fazendo com que ela começasse a doar seu próprio cabelo e resolvesse fundar a Together For Peace, em 2008, com a função de receber cabelos para fazer perucas com pessoas com câncer.

A ONG recebe doações de pessoas de várias idades. Mireille acredita que estar dentro da universidade e mostrar seu trabalho é muito importante, porque por meio dessa ação podem surgir pessoas dispostas a doar. Os cabelos arrecadados na campanha serão encaminhados aos profissionais da Jakbell, que capacitam jovens e adultos que queiram investir na profissão de cabeleireiro e peruqueiro.

A iniciativa acabou conscientizando alunas da universidade, criando um espírito de solidariedade, como foi o caso de Bianca Rocha Lage, 19 anos. Ela afirma que sempre sentiu o desejo de doar, mas por receio e falta de informação, nunca levou adiante esse propósito. “Eu não estava pensando em cortar os cabelos agora, mas vendo o projeto de perto, veio essa oportunidade e eu acabei criando coragem”, alegra-se Bianca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s