Direito e Comunicação em Pauta

Advogados e jornalistas discutem sobre a atual crise da liberdade de expressão no Brasil

d65a937b-e988-4579-9a92-5fa256730776
Fotografia: Carolina Marinho

O evento “Liberdade de Imprensa e Estado de Direito”, que ocorreu nesta segunda-feira (18/09), reuniu jornalistas, advogados e professores de Direito na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). A abertura das palestras teve início às 10 da manhã com a presença de Ancelmo Gois e Daniel Sarmento e o encerramento às 6 da noite com Paulo Henrique Amorim. Especialistas debateram sobre processos judiciais, liberdade de expressão e democracia.

E foi sobre democracia o assunto destaque de um dos painéis do dia. Segundo o jornalista José Casado, ao longo da história brasileira, o sistema de governo necessita de uma atenção específica nos direitos de manifestação da sociedade. “Completamos três décadas de Constituição e ainda precisamos discutir sobre liberdade de imprensa”, enfatiza. O professor da UERJ, Anderson Schreiber, que também participou do debate, ressaltou casos de processos judiciais como:  direito de imagem, e a censura do youtube em 2007 no caso do vídeo íntimo de Daniela Cicarelli com o namorado numa praia na Espanha.

da27cc83-3e65-462a-a10e-79fdec81aeae
Fotografia: Carolina Marinho

Quem também abordou sobre bloqueio de sites e aplicativos foi o advogado, professor, pesquisador e especialista em tecnologias Ronaldo Lemos. Para o professor, essa restrição de acesso é característica de países autoritários, como Turquia, Tailândia e Irã. “Você não pode dizer que está em um país livre e atuar no bloqueio de uma infraestrutura da rede, isso cria um problema federativo”. Além dessa censura, assassinatos de jornalistas também é algo preocupante, o que conclui a falta de liberdade de expressão no Brasil.

O estudante de biblioteconomia e jornalista independente Lucas Ferreiro admite que o ponto alto foi o encerramento com o Paulo Henrique Amorim, apresentador de TV e escritor do “O quarto poder”. “Já estava lendo o livro e conhecer a opinião dele foi incrível. Ter uma visão jurídica sobre o assunto também foi muito interessante”, acrescenta Lucas, que se inscreveu com um mês de antecedência quando soube da presença do autor.

Esse é um tema extenso e que ainda precisa de mais espaço nas salas de aula de comunicação social e de direito. A  Gerente de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Cecília Seabra, que estava presente, concorda e pretende trazer palestras e debates para os alunos. “É fundamental ter conhecimento sobre a relevância do papel da liberdade de expressão na imprensa. É um assunto que não pode cair no esquecimento! “, completa.

Carolina Marinho, 4º período, Giovanna Faria, 5º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s