A Era Trans

Série de palestras sobre diversidade sexual encerra Semana de Psicologia na UVA

foto
Fotografia: Guilherme Honrado

Chega ao fim a Semana de Psicologia. O auditório do campus Barra da Universidade Veiga de Almeida esteve lotado no último sábado (02/09), E foi o dia mais movimentado, uma vez que os temas sobre sexualidade e identidade de gênero estiveram em pauta. O evento contou com autores internacionais como Patrícia Gherovici, psicanalista de origem argentina com escritórios na Filadélfia e em Nova York.
Na palestra mais cobiçada pelos alunos, Patrícia traçou a relação da psicanálise com a sexualidade, em especial a transexualidade. Ela passou por filósofos como Michel Foucault como também famosas figuras da psicologia como Freud – ou “Pink Freud”, como ela brinca, referindo-se à banda “Pink Floyd”. Entretanto, ela considera que a precisa se adaptar para atender todas as reinvindicações identitárias. “Para isso, a psicanálise precisa de um realinhamento importante – e o tempo disso é agora”, afirma.
A discussão de um tema complexo como esse é uma das missões da UVA, mesmo sendo um assunto polêmico. Para Antônio Quinet, psicanalista que mediou uma das palestras, a sociedade ainda está muito dividida, apesar de enxergar avanços. “Por um lado, vemos uma liberdade e questionamentos desses paradigmas. Por outro, vemos um discurso reacionário que fundamentalista, que critica”. Apesar disso, ele considera que não dá para voltar atrás nos avanços conquistados e que tanto lutaram contra os tabus.

Um evento desse porte foi um prato cheio para os alunos de Psicologia. Diante de tanta experiência, muitos não quiseram perder uma palavra do que foi dito e estavam registrando tudo. “Vai além das questões gays, hétero. Estamos falando de trans, de crianças que mudam de sexo. São questões que geram angústia e que agora nossa sociedade está conseguindo assimilar”, afirma Marcus Machado, que está no sexto período no campus Tijuca.

Todo esse debate tem data para continuar. O evento na Universidade foi uma ramificação do II Simpósio Interamericano da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. O evento ocorrerá de 7 a 10 de setembro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo e promete estender a discussão da diversidade sexual iniciada na UVA.

Lucas Motta, 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s