Competição de robôs visa a integração entre cursos

O Workshop reúne professores e alunos da UVA para experimentar o mundo da robótica

IMG_1421
Fotografia: Gabriel Torres 

Com o avanço das tecnologias, os robôs ganharam espaço em todas as áreas profissionais e em salas de aulas. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida proporciona a Batalha de Robô, um projeto que terá a presença dos cursos de Engenharia, Jornalismo, Publicidade, Administração e Design. A reunião da última quarta-feira, 30, determinou prazos e cargos do programa, além de estabelecer o papel dos alunos nessa iniciativa.

Em relação a influência da competição nos alunos, o professor da UVA, Antônio Carlindo, explicou que esse exercício extraclasse serve para preparar os estudantes para a robótica.  “A inteligência artificial já é uma realidade e nós precisamos nos adaptar a isso”, disse. O projeto visa a construção de uma pista, o desenvolvimento e habilidades do robô de linha, mas que também pretende a integração entre os cursos.

Os alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar em Jornalismo irão fazer reportagens sobre o evento, com a orientação da professora Maristela Fittipaldi. Presente na reunião, a orientadora contou sobre a experiência de elaborar um robô de Lego Mindstorms. “É muito divertido! É um trabalho que demanda qualidades e competências exigidas de um profissional de qualquer área”, explicou. Apesar de todos os desafios do projeto, Maristela afirmou que os alunos envolvidos irão se divertir com o processo.

Ao ser questionado sobre a execução do programa, o coordenador de engenharia, Professor Marcio Suzano, declarou que o primordial é manter a integração dos alunos e professores durante todo desenvolvimento. “É importante que eles estejam atentos às tecnologias e possam desenvolver a sua criatividade durante todo processo”, esclareceu. Também ressaltou a importância do projeto multidisciplinar, uma vez que os alunos são instados à participação, retirando-os de suas tradicionais áreas de domínio.

A Batalha de Robôs acontece no dia 5 de dezembro, com coberturas da Agência e TV UVA. Os alunos de jornalismo irão fazer matérias sobre o evento e os alunos de engenhariam ganharão mais experiência para o mercado de trabalho. Além disso, as reportagens feitas pelos alunos irão colaborar para tornar os projetos da universidade conhecidos e também para aproximar alunos de diferentes cursos.

Carolina Marinho 4° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s