O Workshop reúne professores e alunos da UVA para experimentar o mundo da robótica

Com o avanço das tecnologias, os robôs ganharam espaço em todas as áreas profissionais e em salas de aulas. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida proporciona a Batalha de Robô, um projeto que terá a presença dos cursos de Engenharia, Jornalismo, Publicidade, Administração e Design. A reunião da última quarta-feira, 30, determinou prazos e cargos do programa, além de estabelecer o papel dos alunos nessa iniciativa.
Em relação a influência da competição nos alunos, o professor da UVA, Antônio Carlindo, explicou que esse exercício extraclasse serve para preparar os estudantes para a robótica. “A inteligência artificial já é uma realidade e nós precisamos nos adaptar a isso”, disse. O projeto visa a construção de uma pista, o desenvolvimento e habilidades do robô de linha, mas que também pretende a integração entre os cursos.
Os alunos da disciplina de Projeto Interdisciplinar em Jornalismo irão fazer reportagens sobre o evento, com a orientação da professora Maristela Fittipaldi. Presente na reunião, a orientadora contou sobre a experiência de elaborar um robô de Lego Mindstorms. “É muito divertido! É um trabalho que demanda qualidades e competências exigidas de um profissional de qualquer área”, explicou. Apesar de todos os desafios do projeto, Maristela afirmou que os alunos envolvidos irão se divertir com o processo.
Ao ser questionado sobre a execução do programa, o coordenador de engenharia, Professor Marcio Suzano, declarou que o primordial é manter a integração dos alunos e professores durante todo desenvolvimento. “É importante que eles estejam atentos às tecnologias e possam desenvolver a sua criatividade durante todo processo”, esclareceu. Também ressaltou a importância do projeto multidisciplinar, uma vez que os alunos são instados à participação, retirando-os de suas tradicionais áreas de domínio.
A Batalha de Robôs acontece no dia 5 de dezembro, com coberturas da Agência e TV UVA. Os alunos de jornalismo irão fazer matérias sobre o evento e os alunos de engenhariam ganharão mais experiência para o mercado de trabalho. Além disso, as reportagens feitas pelos alunos irão colaborar para tornar os projetos da universidade conhecidos e também para aproximar alunos de diferentes cursos.
Carolina Marinho 4° período