Ação realizada pelos alunos de Direito Ambiental promove doações e campanha de adoção para Suipa

O projeto Consciência Social, idealizado pela professora Carla Cardoso, que funciona como trabalho final da matéria de Direito Ambiental, concluiu mais uma boa ação. Dessa vez, o Suipe-se, que ocorreu no último sábado, reuniu os alunos para levarem doações – ração, remédio e jornal – e oferecer um pouco de carinho e atenção aos cães e gatos da Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), localizada em Benfica, região central do Rio.
O objetivo principal da ação, segundo a professora Carla, é conseguir bater o recorde de adoção de animais. O atual, que é de Fevereiro de 2017, contou com 20 cachorros acolhidos em um novo lar. “Fomos tirar fotos dos animais para a grande campanha que vamos realizar nas redes sociais no começo de julho. O objetivo é sensibilizar as pessoas para adotarem, ao invés de comprarem”. A Suipa hoje suporta, em média, 3 mil animais, dentre eles cachorros, gatos e cavalos, consumindo 1,3 toneladas de ração diariamente. Somado ao estado financeiro crítico, a decisão de ajudar foi inquestionável.

Os números causam espanto, ainda mais quando o local não recebe o auxílio necessário para o funcionamento ideal. A Suipa não dispõe de ajuda de nenhum órgão do Estado. Por isso, para o aluno Lorival Victorino, que participou da ação, dar visibilidade ao trabalho realizado já é satisfatório. “O nosso propósito foi fazer a difusão do que é a Suipa, do estado em que está e das necessidades. Existe um processo muito grande e precariedades dentro da Suipa”.
O reconhecimento de entidades que cuidam de animais é essencial. Uma das motivações da turma de Direito na escolha do tema foi a Lei n.º 8/2017 , instaurada em 1º de Maio desse ano, cuja finalidade é a proteção dos animais, responsabilizando donos em caso de maus tratos ou abandono. Outro fator foi a divulgação de uma pesquisa que comprovou cientificamente que animais domésticos, principalmente cães e gatos, são seres sencientes, ou seja, seres que possuem sentimentos, como amor, saudade e solidão. A mensagem que o o projeto Suipe-se deixou foi da difusão de todo esse amor, na esperança de um futuro melhor para aqueles que não podem falar, mas podem sentir – e muito.