Alunos de Direito Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA) se unem para final de semana de práticas sustentáveis na cidade de Ipiabas

Já se tornou uma tradição. O projeto final da matéria Direito Ambiental, ministrada pela professora Carla Cardoso, que acontece semestralmente, transforma a teoria em prática e coloca os alunos em ação de responsabilidade socioambiental. Nesse final de semana, 27 e 28 de maio, os futuros profissionais do Direito irão sinalizar e limpar a cachoeira de Ipiabas, e dar palestra de conscientização para a comunidade. A próxima ação do “Consciência Carioca” será no 10 de junho com o projeto “Suipe-se”.
Esse semestre a proposta da cachoeira de Ipiabas foi da aluna Rayane Arantes, 20 anos, que chamou atenção para a necessidade de consciência ambiental na cidade. “Eu frequentava com meus amigos e percebi que o local estava muito maltratado. Eu precisava fazer algo para mudar isso!”. A ação também entrará em contato direto com a comunidade local por meio de palestra e ensinará a transformar lixo em brinquedos para promover a ideia de sustentabilidade.
Ideia, essa, que a professora e coordenadora do projeto, Carla Cardoso, também quer passar para os alunos. “O intuito é sensibilizá-los para que eles possam se tornar agentes multiplicadores dessa causa e com isso atingir mais pessoas”, explica Carla, que também ressalta a importância de mostrar a legislação ambiental na prática. Outro projeto de Carla Cardoso e alunos da UVA é o “Suipe-se”, que está arrecadando produtos para cães e gatos no campus Barra. No dia 10 de Junho, os estudantes se reúnem para interação com animais e sessão de fotos, que resultará em uma campanha de adoção virtual.
Yhara Linka, 6º período e Giovanna Faria, 4º período.