SECOM #3 Uma oportunidade de aprendizado

Palestra com colunista do O Globo empolga alunos de jornalismo que pretendem seguir a área cultural

IMG_0219.JPG
Foto: Isabelle Amancio

A última palestra da Semana de Comunicação da UVA campus Barra teve como tema o colunismo em tempos de marcas globais e internet. O bate papo do dia 18 contou com a participação de Christovam Chevalier, colunista do O Globo. Durante o discurso, o jornalista contou sobre a história de sua carreira até os dias atuais, como colunista.

Christovam Chevalier, agora colunista, é graduado em artes cênicas pela UNIRIO. Ao se formar, percebeu que sua verdadeira paixão era escrever, por isso fez uma pós-graduação em comunicação e imagem para atuar em jornalismo. No início de sua carreira, ele tinha medo de ser comparado à sua mãe, por ela ser uma jornalista bem-sucedida. Seu primeiro emprego na área foi a assessoria de imprensa de uma boate. Foi convidado para trabalhar no Jornal do Brasil e lá ficou por anos. O jornalista saiu do jornal – devido a falência – e foi chamado para ajudar sua mãe, a jornalista Scarlet Moon, na coluna dela no jornal O Globo. Por questões de saúde, a mãe dele não estava dando conta do trabalho. Após o falecimento, Christovam assumiu a coluna de sua mãe.

Desde esse acontecimento, o jornalista é colunista do jornal O Globo. No comando da coluna “Parada Obrigatória”, Christovam afirma com determinação que é preciso ter responsabilidade ao divulgar uma informação. “A partir do momento que você coloca seu rosto em uma coluna, está dando sua cara a tapa”. Por isso, ele sempre checa as informações que recebe para evitar situações desagradáveis. Dentre os furos mais famosos de sua coluna, o jornalista destacou a divulgação da fotobiografia da cantora Maria Bethânia e a primeira imagem da capa da biografia de Caetano Veloso.

Todas essas experiências passadas pelo jornalista impressionaram a aluna Yhara Linka. “Acho muito interessante essa troca de aprendizado. Poder ver a trajetória de um jornalista bem-sucedido dá aos alunos uma direção quando se trata da carreira”. Como conselho final, o jornalista enfatizou a importância dos futuros profissionais que desejam entrar no mercado cultural se manterem sempre atualizados. “É preciso ter um amplo conhecimento e manter o leque aberto para todas as manifestações culturais”.

Lizandra Rios, 5º período e Tayane Fernandes, 5º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s