‘Digital Influencers’ são destaques no Geek e Games Rio Festival

safd
Youtuber Zangado. Foto: Giovanna Faria

Os influenciadores digitais brasileiros estão cada vez ganhando mais espaço no Youtube. Segundo a pesquisa da Snack Intelligence, divisão da rede Snack de canais no Youtube, em 2016, vinte e quatro entre cem canais mais influentes do mundo, são nacionais.  Por isso o evento Geek e Game Rio Festival reuniu, nos dias 21, 22 e 23 de abril no RioCentro, famosos youtubers em palestras e stands. Zangado, Malena, O Rato Borrachudo, Marcos e Matheus Castro são nomes conhecidos no mundo nerd e fizeram a alegria dos fãs com discursos e sessões de Meet & Greet. Eles discorreram sobre a facilidade do jovem se expor nas mídias sociais e também sobre o lado negativo dessa exposição na Internet.

Esse foi o caso do gameplayer Zangado, de 28 anos, que atentou sobre o perigo do fácil acesso de adolescentes aos conteúdos na Web sem a supervisão dos pais, podendo em contato com todos os tipos de problemáticas como violência e cyberbullying. “A maldade não tem limites na internet, é necessário ficar atento” e conclui aconselhando: “Os comentários na internet são destrutivos, por isso, a melhor forma de lidar com essas críticas é ignorar e absorver só a positividade”.

Essa opinião também é compartilhada pelos Irmãos Castros, comediantes do canal “Castro Brothers”. “A gente sempre tenta buscar o lado positivo das críticas e não propagar o ódio”, ressalta Marcos Castro.  Já o irmão, Matheus Castro, de 33 anos, demonstrou indignação ao falar sobre a falta de cuidado dos influenciadores digitais com o conteúdo publicado. “Nós, como influenciadores, temos que saber que não apenas somos exemplo para o bem, mas também para o mal”. No entanto, quando a influência é positiva, os Castros mostram emoção. “É ótimo escutar que seus vídeos fizeram a vida de alguém feliz, isso se torna uma responsabilidade nossa”, completou Matheus no primeiro dia do festival.

2
Palestra “Três Nunca é Demais” com O Rato Borrachudo, Malena e Guilherme Damiani. Foto: Carolina Marinho

Também estava presente o gamer e youtuber Guilherme Damiani, que discursou sobre os cuidados dos influenciadores digitais. “Sinto na responsabilidade de educar quem me assiste”, alegou o jovem. A palestra “Três nunca é demais” superlotou o espaço e contou com a participação de mais dois nomes de peso do Youtube: Malema e Rato Borrachudo. Os três palestrantes divertiram o público com piadas e falaram sobre seus respectivos canais.

Os youtubers Bruno Bock e Rolandinho, do canal “Pipocando”, deram mais detalhes sobre a vida de quem trabalha na Internet e como as pessoas os enxergam. “A pessoa que trabalha na Internet é vista como desocupada, mas isso não é verdade. Temos muitas responsabilidades como qualquer outro trabalhador”, relatou Bruno.  Essas e outras problemáticas foram discutidas no Geek e Game Rio Festival, promovendo a interação e a troca construtiva entre artistas e público.

Carolina Marinho, 3º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s