Conhecendo os bastidores da TV

PicsArt_04-19-10.18.20
Foto: Tayane Fernandes

A diretora Tatiana Abrantes, que produz matérias e quadros para o programa Mais Você, realizou uma palestra para os alunos de Comunicação na última quarta-feira, na Universidade Veiga de Almeida Campus Barra. O bate papo, marcado por um tom descontraído, conquistou a atenção dos estudantes por ter dividido dicas sobre como funciona um programa de TV.

Antes de iniciar sua carreira televisiva, Tatiana Abrantes começou estagiando no Jornal do Ministério do Trabalho. No entanto, ela percebeu que escrever não era a sua área e decidiu seguir para outro ramo. “Acredito que você vai descobrindo o que quer com o tempo”. Com isso, ela focou no seu novo objetivo, que era a televisão. Mas como todas mudanças implicam dificuldades no processo de transição, Tatiana sabia que começar por baixo e se esforçar para crescer.

Seu começo foi como roteirista de programas. Porém, já que sua meta era continuar crescendo dentro da televisão, continuou se esforçando e tentando ser reconhecida. “Seja lá o que você se propõe a fazer, tem que ser muito bem feito para se sobressair”, afirma Tatiana. Com isso em mente, de roteirista foi promovida para produtora de quadro, produtora de roteiro, assistente de direção e até ocupar seu cargo atual: diretora de quadros e matérias do programa Mais Você, da Rede Globo.

Em meio ao bate papo incentivador, ela também deu algumas dicas que ajudarão os alunos a conquistar seus próprios caminhos. As orientações incluíram desde equipamentos até personagens: quais equipamentos usar, quando usá-los e como usá-los, quais personagens devem ser escolhidos e como podem ser desenvolvidos, dicas de roteiro, filmagem e edição.

PicsArt_04-19-10.28.34.jpg
Foto: Tayane Fernandes

Para o estudante do 5º período de Jornalismo, Sloan Henry, a palestra foi uma grande aprendizagem. “Trabalhou muitos temas interessantes e como tenho desejo em seguir a área de produção, foi oportuna”, disse empolgado.

A animação, no entanto, não contagiou apenas os futuros jornalistas, mas também os publicitários lá presentes. Assim como a estudante do 2º período de publicidade, Letícia Tonon, que contou ainda estar na dúvida entre as duas profissões. Mas seja qual caminho for o escolhido, é preciso focar no que quer e trabalhar as estratégias para alcançar esse objetivo, aconselha Tatiana: “Tem mil coisas que podem acontecer no dia a dia e você tem que estar preparado para resolvê-las”.

Lizandra Rios e Tayane Fernandes, 5º período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s