Chegou a hora de calcular seu potencial

15181707_10206296915456851_2155256074419266660_n
Edição de 2015 da Olimpíada de Matemática. Foto: Bernardo Casaes

A 2ª edição da Olimpíada de Matemática da Universidade Veiga de Almeida (UVA) já tem data marcada. Neste ano, o evento vai acontecer no dia 13/05, das 9h às 13h, no Campus Barra da Tijuca, localizado na Avenida General Felicissimo Cardoso, 500. A competição será aberta para os alunos de graduação de todos os cursos e campi e terá inscrições abertas dia 16/04.  

Segundo a diretora acadêmica do campus, Nara Iwata, a iniciativa tem o objetivo de despertar um maior interesse pela Matemática, incentivar a socialização entre os alunos e ainda mostrá-los novos horizontes. “Esse tipo de competição universitária existe no mundo inteiro e, normalmente, em grande universidades. Então, a Veiga está proporcionando isso para os alunos”. É o momento ideal para que jovens talentos sejam reconhecidos, desenvolvendo seu raciocínio lógico e uma formação mais completa.

Mas não é só experiência que a Olimpíada oferece. Como recompensa, o candidato leva para casa um troféu, um certificado pela participação, ganha 30 horas de atividade complementar – os outros concorrentes ganham 10 horas pela participação – e ainda tem seu nome inserido no mercado de trabalho. A edição passada teve 22 participantes dos campi Tijuca e Barra.

O Brasil é um dos melhores países em matemática, ele ocupa a 15º posição no ranking da Olimpíada Internacional de Matemática (2016), quando competiu com mais de cem nações e ganhou cinco medalhas de prata e uma de bronze. O professor e organizador da 2ª Edição do evento, Otávio Castellani,  afirma que a maior motivação é chegar nesse nível de competição, levando o nome da UVA e incentivando pesquisas no ramo. Além disso, o professor  também destaca a importância da matemática na vida de qualquer pessoa. “Ela está em tudo. Você não precisa estar fazendo contas para utilizá-la. Ela é lógica e ajuda muito na evolução de um futuro, seja como profissional ou como ser humano”.

Para quem é encantado pelo mundo da matemática e ficou empolgado para participar dessa experiência, as inscrições estão abertas à partir do dia 16/04.  Basta mandar um e-mail para o professor responsável pelo evento, Otávio Castellani e mãos à obra. Essa é a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula ou para apenas enriquecer seus conhecimentos e acumular experiência.  Afinal, a hora de tentar, errar e aprender é agora, para que no futuro haja uma grande bagagem de aprendizagem que garanta uma carreira de sucesso.

NAILSON RIBEIRO, TAYANE FERNANDES, 5º PERÍODO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s