“A auditoria trata diretamente da qualidade do atendimento e da segurança do paciente. É um trabalho que envolve toda a equipe multidisciplinar, mas tem um destaque importante na atuação dos enfermeiros auditores.” A afirmação é da presidente da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ), Camila Siqueira, durante o II Simpósio Estadual de Auditoria em Saúde.
A presidente da ABEA-RJ, Camila Siqueira, também destacou a relevância do encontro para a categoria e para o fortalecimento da área. “Um evento de auditoria em saúde é um evento importante onde a gente trata a qualidade do atendimento, a segurança do paciente e quando a gente fala de auditoria, a gente está falando de equipe multidisciplinar”, afirmou. Ela também ressaltou a importância da produção científica apresentada no evento. “Os trabalhos foram avaliados por doutores e mestres e foram escolhidos os três melhores”, explicou, ao comentar sobre a Mostra Científica, além de agradecer a parceria com a Universidade Veiga de Almeida e reforçar a importância do incentivo à pesquisa acadêmica.
Realizado no dia 10 de abril de 2026, no Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio de Janeiro, o evento reuniu profissionais de diferentes áreas da saúde em torno do tema “Transformando a Saúde com Auditoria: O Futuro é Agora”. A programação contou com palestras, apresentações científicas e momentos de integração entre os participantes, promovendo um ambiente de troca de experiências e atualização profissional.
O simpósio teve como objetivo principal discutir os desafios e as oportunidades da auditoria em saúde em um cenário cada vez mais complexo, marcado pela necessidade de eficiência, transparência e qualidade na prestação de serviços. Participaram auditores, enfermeiros, gestores, pesquisadores, profissionais de equipes multidisciplinares, além de representantes de empresas, prestadores de serviços e da indústria farmacêutica.
Durante o evento, foi reforçada a importância da auditoria como ferramenta estratégica para garantir a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Nesse contexto, o papel do enfermeiro auditor foi amplamente debatido, destacando sua atuação na análise de processos, na avaliação de indicadores e na melhoria contínua dos serviços de saúde.
O enfermeiro Fernando Sanches,premiado em 1º lugar na Mostra Científica, atua no Centro de Pesquisa em Tuberculose da UFRJ e em outras instituições, destacou o impacto do evento na integração entre prática e pesquisa. “O evento traz a oportunidade de apresentar pesquisas que estão sendo feitas com alunos e profissionais que estão na ponta, além de pesquisadores. Isso fortalece muito a auditoria em saúde”, disse. Sobre a premiação, ele comentou: “Foi uma surpresa bem interessante e um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, afirmou Fernando.
Já a enfermeira auditora, Daniele Lima, premiada em 2º lugar, avaliou positivamente o simpósio e destacou a evolução em relação à edição anterior. “Eu já vim no simpósio do ano passado e gostei bastante. Esse ano superou as expectativas. Os temas foram diferentes e melhores, gostei bastante e pretendo voltar no próximo”, comentou.
A enfermeira Juliana Martinez, premiada em 3º lugar, auditora com mais de 18 anos de experiência, também participou da Mostra Científica e foi premiada. “Eu trouxe uma inovação tecnológica voltada para a auditoria de enfermagem e fiquei muito feliz em conquistar o terceiro lugar”, afirmou.
Um dos destaques da programação foi a realização da primeira Mostra Científica da ABEA-RJ, que incentivou a produção acadêmica e a divulgação de pesquisas na área. Para a seleção dos trabalhos, foi aberto um edital que recebeu projetos desenvolvidos por profissionais e estudantes, que passaram por avaliação técnica de mestres e doutores. Ao final, três projetos foram premiados, reconhecendo iniciativas inovadoras e relevantes para o setor.
Além das atividades técnicas e científicas, o simpósio também evidenciou a importância da integração entre ensino e prática profissional, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para a qualificação contínua dos profissionais.
Ao promover debates, incentivar a produção científica e fortalecer a atuação dos enfermeiros auditores, o II Simpósio Estadual de Auditoria em Saúde consolida-se como um importante espaço de atualização e construção de conhecimento, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços de saúde e para uma assistência mais segura e eficiente à população.
Duda Nicolich – 3º Período de Jornalismo
















Deixe um comentário