Cursos de Jornalismo e Publicidade iniciam semestre com palestra sobre mercado e produção audiovisual.
Nesta quarta-feira, o auditório do campus Barra da Universidade Veiga de Almeida recebeu o diretor, editor e videomaker Rodrigo Galha para uma palestra inaugural sobre Produção e Mercado Audiovisual. O profissional compartilhou experiências de 16 anos no setor, além de oferecer orientações técnicas sobre o processo de produção.
O diretor contou que iniciou a carreira no jornalismo e, aos poucos, migrou para o audiovisual. Começou como videomaker, passou pela edição e chegou à direção, até conquistar espaço no mercado, com passagens por empresas como a Globo e a antiga Paramaker.
Durante o evento, o videomaker falou sobre as mudanças na forma de produzir conteúdo, com vídeos cada vez mais enxutos e dinâmicos. Rodrigo ofereceu uma visão geral do meio digital, além de abordar a importância da estrutura do roteiro, como iniciar com um resumo do que será apresentado, utilizar edições ágeis e ritmadas, acompanhar novas redes e tendências, além de trabalhar a construção de uma narrativa direta, sem enrolações.
Questionado se havia algum projeto marcante em sua carreira, o diretor respondeu em entrevista para a Agência UVA Barra após a palestra: “Não seria um projeto, mas alguns. Por exemplo, quando lido com pessoas como Xuxa, Lulu Santos, ou o próprio Adriano Imperador, jogador de futebol… Trabalhar com esse nível de celebridades te dá uma experiência e uma base muito bacana. Isso me ajudou a lidar com qualquer tipo de talento, porque são pessoas com quem precisamos ter um tato maior. São experiências que me deixaram um pouco mais cascudo”, revelou Rodrigo.
A palestra também gerou reflexões entre os estudantes presentes. O estudante de jornalismo Gabriel Lopes Machado, 22 anos, compartilhou uma percepção sobre o encontro e fez algumas críticas construtivas. “A palestra foi enriquecedora, oferecendo uma visão atualizada sobre as tendências e desafios do setor. O palestrante demonstrou domínio do tema, abordando desde as mudanças tecnológicas que impactam a comunicação até as estratégias que estão moldando a publicidade do futuro. Sem dúvida, foi uma experiência que ampliou minha compreensão do cenário e inspirou reflexões sobre as possibilidades do mercado”, afirmou.
Para o estudante de jornalismo Maicon Araujo, a experiência pode ser resumida em poucas palavras. “Achei a palestra incrível, achei interessante o que ele abordou. Os conceitos de audiovisual na televisão e os princípios de uma boa edição da trilha sonora foram o que mais me chamaram a atenção”, afirmou Maicon.
Ao final da palestra, o diretor destacou o uso da inteligência artificial no cenário cinematográfico.Segundo ele, a tendência é que a tecnologia continue se aprimorando, e deve ser encarada como uma nova forma de criação, além de representar a “nova língua da internet”.
“Não tenham medo das novas tecnologias. A IA pode assustar no começo e, de fato, realizar funções que antes eram feitas por profissionais. Mas é importante entender que ela também está aqui para ajudar. Prefira dominá-la. A dica que eu dou é: não se assuste, estude, experimente, adapte-se. O mercado vai crescer por esse caminho, não tem jeito. Abrace a inteligência artificial da melhor maneira que puder”, finalizou Rodrigo.
A palestra de Rodrigo Galha fez parte da aula inaugural do curso de Publicidade e Propaganda de 2025 e foi mediada pelo professor Anderson Barreto.
Gabriel Veras – 2° período






Deixe um comentário