Números estão altos nos hospitais nas últimas semanas
Nas últimas semanas estão rotineiros os casos de Bronquiolite em crianças nos hospitais. A ação do vírus leva à internação principalmente no período de outono e inverno, em que as temperaturas ficam mais baixas e o clima mais seco, o que causa propensão a doenças respiratórias. O vírus é um dos principais causadores de infecções pulmonares em bebês prematuros e crianças pequenas e o número de casos aumentou em 14 estados e no Distrito Federal, neste ano.
As internações cresceram em 45,3% entre 19 e 25 de março, e segundo as últimas pesquisas, este número só aumenta, porque há uma exposição maior das crianças ao vírus na rotina diária de escola e lazer. De acordo com a Fiocruz, 70% dos casos agudos da doença ocorrem em crianças de até 4 anos e os sinais incluem produções maiores de muco pulmonar e dificuldades de oxigenação sanguínea.
A Bronquiolite é causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), e é responsável por 75% da taxa de mortalidade infantil, principalmente em pacientes mais jovens, com menos de 2 anos. O motivo de esta faixa etária ter o maior índice de mortes acontece em decorrência de a infecção ser maior do que o normal, visto que o sistema imunológico de uma criança é menor e menos eficaz nos primeiros anos de vida.
O Ministério da Saúde registrou no ano passado 1.406 casos de 0 a 4 anos, cerca de 22% foram registrados nas últimas semanas de 2022, porém esses números são maiores em 2023, no mês de abril, o porcentual estava em 36,2%, enquanto no início do mês de março era de 26,8%, indicando aumento de quase 10% entre os meses.
Este aumento está diretamente associado ao clima, o que liga o alerta para pais, profissionais da saúde e autoridades públicas, já que as estações endêmicas da doença tiveram início no final de março e terminarão apenas no final de setembro, com o fim do inverno, um longo período preocupante que pode causar internações pela ação viral em crianças todo país.
A médica pediatra Christina Tavares, de 50 anos, plantonista do Hospital dos Bombeiros do Rio de Janeiro é acostumada com o atendimento clínico diário de pacientes que apresentam algum tipo de doença respiratória causada principalmente por infecções virais. Ela explica sobre a sazonalidade da infecção viral e comenta sobre quem são as pessoas mais acometidas, “Todo ano, nesta mesma época, ocorre o período de sazonalidade que se inicia em meados de abril, causado pela alteração do clima, onde prevalecem às doenças respiratórias e a Bronquiolite é uma delas, muito comum em pacientes menores de 2 anos”.
Michele Manesco, Fisioterapeuta de 40 anos, mãe de Martina Manesco de 1 ano e 4 meses, relata momentos de aflição vividos quando a própria filha foi infectada pelo Vírus Sincicial Respiratório. “Inicialmente não desconfiei que ela estava com Bronquiolite, os sintomas iniciais foram os de um resfriado comum, um pouco de nariz escorrendo, tosse, febre, baixa e percebi que ela estava ficando mais irritada e rejeitando alimentação”, informa a mãe que descobriu o diagnóstico para a doença e iniciou o tratamento da filha.
Ouça o que a médica pediatra Christina Tavares fala sobre como os pais podem perceber os sinais e sintomas da Bronquiolite.
Vinicius Zakhm – 7° período