O documentário “De 3 aos 3” do diretor Pablo Lobato tem a primeira infância como centro de toda a produção. Dividindo a realização com Bianca Bethonico, pesquisadora e também produtora executiva no projeto, o filme apresenta ao mundo uma visão experimental acerca da chamada “Abordagem Pikler”, um conjunto de princípios e metodologias revolucionárias criadas pela pediatra Emmi Pikler para o desenvolvimento excepcional de bebês e crianças pequenas durante a criação e educação.

Foto: Divulgação
O filme acompanha o filho de Bianca, o pequeno Ravi, durante o período de seus três primeiros meses de vida até os três anos de idade, quando ficou à luz dos saberes da pediatra austríaca Emmi Pikler através dos cuidados oferecidos pela mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo dos primeiros anos com o filho, a mãe coloca em prática os ensinamentos deixados pelo legado da pediatra, que procura estimular a autonomia e individualidade dos bebês para um maior resultado no processo de desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional da criança.
Assim como tudo que é novo, o documentário não falha em conseguir captar a atenção e curiosidade do público acerca de sua temática central, que ainda pode ser desconhecida para muitos que não são familiarizados sobre metodologias de criação e educação infantil. Conhecer a abordagem Pikler e muitos dos seus característicos detalhes se torna uma tarefa fácil para quem assiste ao documentário, público esse que — quase que inevitavelmente — se torna um refém da exibição de uma evolução fantástica no crescimento de Ravi. É fácil de identificar que esse sempre foi o objetivo principal dessa produção, documentar e analisar todo esse processo de maneira que fosse acessível e atrativa para um alcance bem maior de pessoas, através do cinema.
É uma experiência que retrata precisamente a humanidade do carinho entre mãe e filho durante a primeira infância. Em debate com especialistas e outras mães durante o documentário, se conhece muito sobre o impacto da metodologia nos pais que decidem por estudar e praticar os exercícios rotineiros da abordagem Pikler na criação dos filhos. O público se torna bem íntimo do dia a dia de Bianca e Ravi, que fazem das atividades mais banais como um simples banho, se tornarem uma representação hipnotizante de puro amor.
Cumprindo todos os seus claros objetivos, “De 3 aos 3” é um momento enriquecedor para qualquer um. Nada melhor do que aprender sobre um assunto completamente novo enquanto se é encantado pela beleza da primeira infância. O filme estreia nos cinemas no dia 4 de maio com a distribuição feita pela Embaúba Filmes. Assista ao trailler!
Bruno Barros – 3° período