Estudantes conheceram as instalações e a estrutura organizacional do órgão
No dia 3 de Abril, os alunos de Direito dos Campi Barra e Botafogo da Universidade Veiga de Almeida fizeram uma visita técnica a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ). O evento é realizado uma vez por semestre, e tem como objetivo apresentar para os futuros advogados a estrutura organizacional do órgão de classe profissional.
Os estudantes participaram de palestras sobre temas sociais importantes, como por exemplo, a diversidade e a violência contra a mulher. Além disso, tiveram contatos com profissionais das diversas áreas do Direito, os quais puderam retratar a realidade da profissão. Com o auxílio de um guia, a visita durou aproximadamente 3 horas, e foi possível conhecer toda a história do prédio da OAB-RJ, o funcionamento de cada setor e conhecer todos os presidentes do órgão.
O coordenador do curso de Direito, Soniárlei Vieira, comentou sobre a importância deste tipo de evento, principalmente para os calouros entenderem um pouco mais sobre a profissão e realizarem esse primeiro contato com o Conselho: “O estudante de Direito quando começa a estagiar, possui prerrogativas (vantagens profissionais) e benefícios muito semelhantes a um advogado. E muitas vezes quando entram na faculdade, os alunos não tem noção disso”, afirma o coordenador.
A estudante Daniella Martins do 7° período estava presente na visita técnica, e acredita que eventos como estes são importantes para romper as barreiras da sala de aula e do Campus universitário, e aproximar os alunos do ambiente de trabalho que eles vão atuar futuramente. “É importante para ampliar a visão profissional tendo contato com outras áreas dentro do próprio prédio da OAB, é legal saber que não fica restrito apenas a área da advocacia”, afirmou Daniella.
O professor Ricardo Motta foi responsável por acompanhar os alunos durante a visita técnica, e explicou que atualmente, os profissionais que desejam prestar concurso público na área do Direito, precisam ter no mínimo 3 anos de prática jurídica como advogado, o que deixa este evento ainda mais importante para os graduandos que devem se acostumar com o ambiente profissional, segundo ele: “A visita agrega conhecimento, e mostra para o estudante diversas áreas que lá estão divididas, possibilitando a eles tirarem suas dúvidas e suas conclusões para o futuro”, completa o professor.
Roger Duarte está no 7° período e afirmou ter se surpreendido com o tratamento recebido: “Quando chegamos em um órgão burocrático, nós pensamos que vamos lidar com pessoas muito rígidas, mas foi ao contrário. Conversei com diversos integrantes da OAB e de outros departamentos internos, todos foram muito solícitos para conversar sobre diversos assuntos”, afirmou o estudante. Roger também chamou a atenção para a parede que contém a foto de todos os presidentes da história da instituição, desde 1930: “Existe um padrão, pois 100% das fotos são de homens brancos. Não se vê nenhum homem negro, mulher ou uma mulher negra. Isso me chamou a atenção negativamente”, afirmou o aluno.
A visita técnica possibilita uma maior perspectiva de carreira para os estudantes, e no caso de Letícia Cordeiro serviu como combustível para a reta final da graduação: “Estou no último ano da faculdade onde as coisas ficam mais pesadas, e ir no evento me deu um gás de querer vivenciar aquele ambiente o quanto antes. Me mostrou que existe algo além da teoria, e a prática pode ser leve também”, afirmou a aluna do 9° período.
Confira fotos do evento:
Segundo o coordenador Soniárlei Vieira, a ideia é que a visita técnica continue sendo realizada com regularidade nos próximos semestres, e destacou a grande quantidade de funcionários da OAB-RJ que são ex-alunos da instituição, deixando o ambiente ainda mais receptivo para os estudantes.
Igor Concolato – 3° período