Recém chegado de uma exibição na edição de 2023 do festival de cinema de Sundance nos Estados Unidos. A adaptação do livro “The Amazing Maurice and His Educated Rodents” de Terry Pratchett virou um longa-metragem de animação. “O Grande Mauricinho” chega dia 02 de fevereiro aos cinemas brasileiros.

Foto: Divulgação
Mauricinho é um gato falante que conseguiu estabelecer um golpe de sucesso contando com a parceria de uma horda de ratos que também possuem o dom de falar e o humano que seria o encantador destes ratos ao tocar flauta. Ao chegar em novo povoado algo estranho parece acontecer o que vai levar o gato mandachuva e os parceiros a uma jornada para descobrir quais acontecimentos estão passando de verdade na cidade.
Desafiar a própria essência, descobrir e ressignificar valores e crenças são os elementos do longa. O roteiro articula os estereótipos da personalidade de um gato, como o egoísmo, a individualidade, o apetite característico do animal felino. Os ratos estão divididos entre arquétipos variados, desde o líder, o sábio, a sonhadora, o intérprete, características que buscam sedimentar uma identificação junto ao espectador. Os dois personagens centrais humanos têm personalidades contrastadas entre a extroversão e a introversão, as seguranças e as inseguranças. Elementos que são trabalhados ao longo da animação.
A narrativa usa a metalinguagem e brinca com a origem fabular da própria história e as formas de contar tanto em diálogos e em passagens da animação entre referências a uma fábula. Outro fator são as quebras de quarta parede em que os personagens estão em diálogo direto com o espectador.
A animação busca situar através de um design de época e o figurino composições específicas para dar a tônica da personalidade dos personagens. A dublagem nacional do filme é funcional e imprime fluidez a história. O destaque fica por conta de Marcelo Adnet que apresenta segurança e domínio para compor as nuances do personagem título.
“O Grande Mauricinho” é um filme que apresenta recursos que podem prender e atrair o público alvo e chega aos cinemas brasileiros como uma alternativa para os apreciadores de animação.
O filme estreia dia 2 de fevereiro nos cinemas. Assista ao trailler!
Márcio Weber – 2° período