O RIO WEB FEST 2022 reuniu mercado e produtores audiovisuais independentes

O evento está no calendário da indústria criativa do Rio de Janeiro

A Cidade das Artes foi palco da oitava edição do RIO WEB FEST, um dos maiores festivais de webséries do mundo. Entre os dias 24 a 27 de novembro o público presenciou exibições de produtos audiovisuais, pode participar de oficinas, além da interação com criadores e profissionais do mercado. Durante os 4 dias de evento, foram realizadas 10 palestras, 6 oficinas, além dos painéis presenciais e online. 

Ana Cecília Springefeldt, Curadora do Rio2C, e Dani Tolomei, fundadora da Transformação Audiovisual, palestraram sobre propriedade intelectual e seus múltiplos desdobramentos, abordando a dependência de recursos públicos para a criação do audiovisual, e como isso tem atrapalhado o desenvolvimento deste meio. Além disso, destacaram a importância da inovação presente no RIO WEB FEST: “O evento é o oxigênio para a indústria do audiovisual, sendo uma inovação de linguagem e de formato”, comenta Ana Cecília. “São criadores que trazem um frescor e um ânimo completamente diferente, foi muito bacana poder participar”, diz Dani. 

Daniel Archangelo, fundador do RIO WEB FEST, falou sobre a importância do evento para o mercado do audiovisual: “Desde 2015, todos os anos o festival abre portas ao mercado de trabalho e à identidade independente, mas a linguagem de web conteúdo é acima de tudo, inovação”, afirma. Daniel também comentou especificamente sobre a edição de 2022 do evento: “Essa é a edição sem limites, porque é a premissa de uma linguagem que já é presente no empreendedorismo, e mira as novas possibilidades de futuro”, diz o criador do festival. Daniel deixou um recado especial para a Universidade Veiga de Almeida. Confira no vídeo abaixo:


O evento é um encontro de narrativas e o jornalismo esteve presente com a palestra de Marcus Lacerda, da Rádio BandNews Fm – Rio de Janeiro. O chefe de redação falou sobre o tema: “O rádio além das ondas”, e comentou sobre a revolução sofrida pelo meio de comunicação nos últimos anos. Confira no vídeo:


No domingo (27), foi a vez da premiação dos projetos vencedores, que contou com 224 séries selecionadas em 61 categorias. Jayro Said, ator e roteirista da Websérie “Filhos do arco-íris”, indicada ao prêmio de “Incentivo à produção digital brasileira”, comentou sobre a sua experiência no evento: “Estou emocionado, é tudo uma novidade pra mim. É um dos maiores festivais do mundo”, afirmou Jayro. Quase 500 pessoas estiveram presentes neste evento que marcou o último dia de festival. 

Igor Concolato – 2° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s